Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3887 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Visão geral

[pic]
Apresentação da disciplina:

Fundamentos técnicos e científicos da pesquisa em educação. Pesquisa educacional: abordagens quantitativa e qualitativa. Métodos e técnicas de pesquisa. Produção de trabalhos científicos e acadêmicos.

[pic]
Objetivo da Disciplina

• Identificar os tipos de conhecimento;
• Identificar os diferentes tipos de pesquisa;
•Aplicar a pesquisa qualitativa;
• Reconhecer os métodos e técnicas de pesquisa educacional.
•  Elaborar corretamente, dentro das normas da ABN, os trabalhos científicos e acadêmicos.
• Conhecer as Normas da ABNT para citação de autores e elaboração de referências.

[pic]
 
Conteúdo Programático:

1. Fundamentos técnicos e científicos da pesquisa em educação.
2.Conceituação, delimitação e significação do conhecimento científico.
3. Abordagens quantitativa e qualitativa da pesquisa.
4. Métodos e Técnicas de Pesquisa.
5. Elaboração de trabalhos científicos e acadêmicos
6. Norma da ABNT para citação - NBR 10520
7. Norma da ABNT para referência - NBR 6023

[pic]
Metodologia:

Os conteúdos programáticos ofertados nessa disciplina serãodesenvolvidos por meio das Tele-Aulas de forma expositiva e interativa (chat - tira dúvidas em tempo real), Aula Atividade por Chat para aprofundamento e reflexão e Web Aulas que estarão disponíveis no Ambiente Colaborar, compostas de conteúdos de aprofundamento, reflexão e atividades de aplicação dos conteúdos e avaliação. Serão também realizadas atividades de acompanhamento tutorial, participação emFórum, atividades práticas e estudos independentes (auto estudo) além do Material do Impresso por disciplina.

[pic]
Avaliação Prevista:

O sistema de avaliação da disciplina compreende em assistir a tele-aula, participação no fórum, produção de texto/trabalho no portfólio, realização de duas avaliações virtuais, uma avaliação presencial embasada em todo o material didático, tele-aula e web aulada disciplina. 

| |

Web Aula1
A Psicologia
Oi pessoal, sejam bem-vindos ao curso de Psicologia da Educação!
Já já vamos começar a discussão sobre o que é Psicologia e o que investiga. Depois, vamos conversar um pouco sobre as diferentes concepções de desenvolvimento na Psicologia e sua relação com a Aprendizagem.
Mas antes de tudo, devemos entender que os conhecimentos desenvolvidospela Psicologia não são saberes fechados e prontos, pois a Psicologia, além de ser uma ciência relativamente nova, é também uma ciência humana, ou seja, sofre mudanças e interferências de modo muito dinâmico porque assim são os humanos: complexos, influenciados por muitos fatores culturais, biológicos e ambientais de modo geral...
Ou seja, não há uma psicologia, mas várias “psicologias”, muitasteorias diferentes ou semelhantes... Assim sendo, as pessoas em geral e, em especial, os alunos na escola, não são uma comprovação desta ou daquela teoria. Mais importante é, como pesquisadores e educadores, perguntar-nos sempre sobre quem é esse aluno, como podemos auxiliá-lo no processo de seu desenvolvimento, ao invés de “rotulá-lo” ou “encaixá-lo” dentro dos padrões de um único modo de pensar,porque não há.
Vale a pena também reforçar a ideia de que não existe um desenvolvimento padrão para todos os seres humanos. O que existem são certas referências construídas por alguns cientistas do comportamento que nos permitem entender como geralmente ocorre a estruturação social, cognitiva e emocional do sujeito humano. Porém, não podemos tentar padronizar esses processos para todos e parasempre. Os próprios cientistas da Psicologia sempre revisam suas experiências e teorias, conforme mudam as pessoas...
Os pais, mercado de trabalho, órgãos governamentais ou mesmo o currículo escolar, determinam metas a serem alcançadas. Porém, o mais importante é você, como Pedagogo(a), reconhecer o papel que possuirá no desenvolvimento das pessoas que se encontrarão à sua frente em toda a sua...
tracking img