Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SEMANA 08

Questão discursiva:

Leia o caso abaixo e responda as questões propostas:

O papel da mídia. Quando os jornalistas são questionados, eles respondem de fato: “nenhuma pressão éfeita sobre mim, escrevo o que quero”. E isso é verdade. Apenas deveríamos acrescentar que, se eles assumissem posições contrárias às normas dominantes, não escreveriam mais seus editoriais. Não se tratade uma regra absoluta, é claro. Eu mesmo sou publicado na mídia norte-americana. Os Estados Unidos não são um país totalitário. (...) Com certo exagero, nos países totalitários, o Estado decide alinha a ser seguida e todos devem-se conformar. As sociedades democráticas funcionam de outra forma: a linha jamais é anunciada como tal; ela é subliminar. Realizamos, de certa forma, uma “lavagemcerebral em liberdade”. Na grande mídia, mesmo os debates mais apaixonados se situam na esfera dos parâmetros implicitamente consentidos — o que mantém na marginalidade muitos pontos de vista contrários.Revista Le Monde Diplomatique Brasil, ago. 2007 - (trecho de entrevista com Noam Chomsky).

1. Defina cada um deles;
Posição I – A mídia é encarada como um mecanismo em que grupos ou classesdominantes são capazes de difundir idéias que promovem seus próprios interesses e que servem, assim, para manter o status. Desta forma, os contornos ideológicos da ordem hegemônica são fixados, e sereduzem os espaços de circulação de idéias alternativas e contestadoras.
 Posição II – A mídia vem cumprindo seu papel de guardiã da ética, protetora do decoro e do Estado de Direito. Assim, os órgãosmidiáticos vêm prestando um grande serviço às sociedades, com neutralidade ideológica, com fidelidade à verdade factual, com espírito crítico e com fiscalização do poder onde quer que ele se manifeste.2. Mostre como eles se apresentam e se relacionam no texto acima.

Questão de múltipla escolha:

1. De acordo com a teoria de Karl Marx, a desigualdade social se explica pela (s):

b)...
tracking img