Sociologia e arquitetura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1099 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIME-UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA
GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO

ADRIANA SANTOS CALDAS, ADRIANA NUNES DOS SANTOS, ANA CAMILA BEZERRA LISBOA DE AGUIAR, JHONATAN NASCIMENTO DE FREITAS, MARIA DA CONCEIÇÃO ALVES DA COSTA, RIVALDO BERNARDINO DE SENA JÚNIOR, RUI BORGES, THIARA VICK BARBOSA LIMA

A SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA DA SOCIEDADE



ITABUNA-BA
2012

ADRIANACALDAS, ADRIANA NUNES DOS SANTOS, ANA CAMILA BEZERRA LISBOA DE AGUIAR, JHONATAN FREITAS NASCIMENTO, MARIA DA CONCEIÇÃO ALVES DA COSTA, RIVALDO BERNARDINO DE SENA JÚNIOR, RUI BORGES, THIARA VICK BARBOSA LIMA

A SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA DA SOCIEDADE



Trabalho apresentado ao Curso de Arquitetura e Urbanismo 1º semestre da UNIME, como requisito parcial para obtenção de crédito na disciplina Homem,cultura e sociedade ministrada pelo Docente Danillo Palmeira.

ITABUNA-BA
2012
INTRODUÇÃO
O individuo na sua singularidade interliga-se com grupos, mostrando a interdependência dos seres humanos.
Voltada ao estudo dos fenômenos sociais, a sociologia tem a tarefa de captar a realidade social através da compreensão econômica, política, familiar, trabalhista e entre outras relações. Éatravés do estudo da sociologia que mudanças e relações sociais serão melhor compreendidas.

O QUE É SOCIOLOGIA
A sociologia é aparte da ciência que estuda o comportamento, os valores e a organização da sociedade. A sociedade vem sofrendo bastantes modificações tanto na maneira de agir, como na maneira de pensar. Esse fenômeno social é reflexo dos ideais de novas formas de organização de umasociedade. O socialismo desde o seu nascimento vem acompanhado da filosofia, da antropologia, da psicologia entre outras doutrinas que nos ajudam a compreender melhor o comportamento social e a sua transformação que impulsiona uma reflexão sobre: Como começou a sociologia? Qual o objetivo de explicar as mudanças sociais?
Os fatos que levaram às transformações na sociedade são os motivos que noslevam a buscar o entendimento sobre os problemas sociais e a busca por soluções racionais.

COMO SURGIU A SOCIOLOGIA
Em um momento de grande expansão do capitalismo surgiu a sociologia. Dois marcos importantes para o capitalismo foi a Revolução Industrial e a Revolução Francesa, acontecimentos que representam a consolidação da sociologia. Avanços nos costumes e nova organização na vidasocial determinaram uma nova sociedade com reflexos de uma formação capitalista. A sociologia ocorreu também, devido às modificações ocorridas nas formas de pensar da sociedade.
O pensador Francis Bacon começou a realizar pensamentos com a finalidade de formular leis sobre a sociedade.
Os iluministas concebiam a sociedade o ideal de que os indivíduos eram dotados de razões possuindo perfeição edestinados a liberdade e igualdade social.
A partir da década do século XIX intensificaram- se as lutas e movimentos de reforma da sociedade conservadora com o objetivo de resolver os problemas sociais surgidos com a Revolução Capitalista.

SOCIALISMO UTÓPICO
O nascimento do socialismo utópico deu-se início através do desenvolvimento de idéias dos pensadores socialistas que insatisfeitos comas condições precárias da vida dos cidadãos operários que viviam o horror do abuso da mão de obra durante a Revolução Industrial.
O mesmo ocorreu na Revolução Francesa quando intelectuais começaram os questionamentos e a idealização de uma sociedade igualitária.
Mais tarde esses pensadores distanciaram de tais pensamentos, pois o modelo da sociedade ideal era pregado, porém para atingirem aigualdade, a fraternidade e a liberdade era preciso que a fórmula da sociedade perfeita fosse discutida.
O fato é que o desejo do nascimento da sociedade igualitária dependia da concretização da sociologia tão sonhada, que afetava os interesses daqueles cuja relação estivesse diretamente ligada a origem dos problemas sociais daquela época.

POR QUE O SOCIALISMO?
Fatos econômicos, científicos,...
tracking img