Sociologia - textos abordados: o que é sociologia. carlos b. martins as cidades e os espaços urbanos. anthony giddens crescimento econômico e desenvolvimento urbano. raquel rolnik e jeroen klink arquitetura da

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2574 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIOLOGIA

TEXTOS ABORDADOS:
O que é Sociologia. Carlos B. Martins
As Cidades e os Espaços Urbanos. Anthony Giddens
Crescimento econômico e desenvolvimento urbano. Raquel Rolnik e Jeroen Klink
Arquitetura da participação e controles democráticos no Brasil e no México. Ernesto I. Vera; Adrian G. Lavalle; tradução de José Szwako e Liliana Sanjuro


Segundo Carlos Benedito Martins, emseu livro “O que é Sociologia”, sociologia seria o estudo do comportamento social das interações e organizações humanas, e visa melhor sistematizar as compreensões cotidianas da sociedade. O conceito de sociologia adotado, leva em consideração o contexto histórico do surgimento dessa ciência. Aborda surgimento, a formação e o desenvolvimento da sociologia.
Interpreta a sociologia como um projetointelectual cheio de lutas e contradições, pois ora está servindo aos interesses das grandes elites, como também pode ajudar na revolução dos grupos mais oprimidos chegarem ao poder. E diz que essa ciência surgiu como uma resposta a questões as quais a história ignorou e situa essa ciência como um conjunto de conceitos e métodos de investigação para poder explicar a vida social. A sociologia é umatentativa de compreensão das situações sociais existente tanto no meio urbano e rural, a qual teve como motor do seu surgimento a revolução industrial com teóricos dessa ciência que produziram teorias que contribuiram para manter ou alterar as relações de poder existente na sociedade.
No momento em que a sociologia surge, a sociedade passava pela transição do sistema feudal para o sistemacapitalista, e dentro desse contexto, a sociologia surge com o objetivo de entender a nova sociedade formada. As Revoluções Francesa e Industrial também serviram de palco para o nascimento dessa nova ciência, a qual também possui reflexos dos ideais iluministas.
Existem diferentes tipos de sociologia formados, idealizados por diferentes pensadores, dentre os quais se podem destacar Marx e Engels, vistoque esses pensadores, ao fazerem os estudos da sociedade a partir da divisão do trabalho, formaram teorias e ideologias, sendo precursores do socialismo, que ao contrário do positivismo, apresenta uma crítica ao sistema capitalista, que no momento estava em crise. Também é tratado a influência do protestantismo, em Weber, para o sucesso do capitalismo e o papel da economia no âmbito social. Essespensadores, apresentados por Martins, foram, segundo ele, de grande importância para entendermos o conjunto da sociedade da época, e também para entendermos a relação entre o histórico do homem e ocontexto histórico em que ele realizou seus feitos.
Apesar das dificuldades postadas aos sociólogos em desenvolver seu estudo, por parte principalmente da burguesia, esses sociólogos conseguiram ir emfrente com as suas investigações, sendo que esse foi o período de maior acumulo de dados empíricos. Muitos sociólogos encontraram mais dificuldade em prosseguir com seus estudos e suas críticas, visto que estavam inseridos em sociedades totalitárias onde a perseguição àqueles que colocavam-se contra o governo vigente era intensa. Outro fator abordado é a respeito do excesso de empirismo sem estaraliado a contextualização histórica, que dificultava a analise da sociedade como um todo.
Martins fala da função do sociólogo é se libertar dos limites impostos pelo poderio burguês e fazer da sociologia um instrumento de transformação social, se colocando ao lado daqueles que também estão preparados para tal, para enfim construir uma sociedade mais justa e igualitária do que aquela em quevivemos. Enfim, tem uma visão marxista do que deveria ser o sociólogo que tenta fugir das estruturas, e que abre possibilidade para a construção de uma nova sociedade.

Com o texto de Anthony Giddens, “As cidades e os espaços urbanos”, é abordado a relação do desenvolvimento do urbanismo com a sociologia, explicando os processos pelos quais a urbanização se modela. Revela os fatores responsáveis...
tracking img