Sociologia a ques

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (752 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
tao da pena de morte

A QUESTÃO DA PENA DE MORTE

A QUESTÃO DA PENA DE MORTE

Sumário

* Introdução 04
* Argumentos 05
- A favor 05
- Contra 06
*Opinião 07
* Conclusão 08
* Bibliografia 09

Introdução
Neste trabalho vou falar sobre a pena de morte, as justificativas de quem defende e quem concorda com ela ea minha opinião.
A pena capital, também chamada pena de morte, é uma sentença aplicada pelo poder judiciário que consiste na execução de um indivíduo condenado pelo Estado. Os criminosos condenadosà pena de morte são geralmente culpados de assassino premeditado. Mas a pena também é utilizada hoje para reprimir espionagem, estupro, adultério e corrupção.



Argumentos
* A favor
-Intimidação: No Estado onde há pena de morte a criminalidade é menor por medo da condenação. Primeiro porque um apenado com a pena capital não cometerá crimes novamente. Segundo, porque nos países ondeela existiu, no decorrer da história, sempre houve baixa criminalidade. Por exemplo, na França. Em Paris, entre 1749 e 1789 - quarenta anos -aconteceram apenas DOIS assassinatos. E hoje em dia, nospaíses que aplicam a pena máxima - como é o caso dos países árabes e de Cingapura - há baixíssima criminalidade. Nos EUA, se não houvesse pena de morte haveria ainda mais crimes. Além disso, o sistemaamericano é imperfeito; há poucas condenações e os processos são demorados demais. Em New York a criminalidade está despencando e um dos motivos é a aprovação da pena de morte.

- Vingança: Baseadono que seria uma “Lei do Talião” onde a pena seria a mesma do crime cometido. Toda a pena é vindicativa. A recuperação do criminoso está em segundo plano. O primeiro dever do Estado é proteger asociedade, e não recuperar o indivíduo. O todo vale mais que a parte. Ademais, a pena de morte é extremamente educativa para todo mundo.

- Banalidade do mal: Matar um criminoso seria bom para a...
tracking img