Portugues

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (642 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Realismo e Naturalismo no Brasil
Aula seminário

Índice:
1. Contexto Histórico do Realismo 2. Contexto Histórico do Naturalismo 3. Características do Realismo 4. Características do Naturalismo5. Diferenças: Realismo 6. Diferenças: Naturalismo 7. Foto do principal autor (Realismo) 8. Foto do principal autor (Naturalismo)

Contexto Histórico do Realismo






O Realismo no Brasilteve seu início,oficialmente,em 1881,com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de seu mais célebre autor,Machado de Assis. Esta escola só entra em declínio com o surgimento doParnasianismo,por volta de 1890. Com a introdução do estilo realista,assim como do naturalista,o romance,no Brasil,ganhou um novo alcance,a observação. Começou-se a escrever buscando a verdade,e não mais paraocupar os ócios dos leitores. Machado de Assis,considerado um dos maiores expoentes da literatura brasileira e o maior do Realismo no Brasil,desenvolve em sua ficção uma análise psicológica e universal esela, portanto, a independência literária do país.

Contexto Histórico do Naturalismo


O Naturalismo é a radicalização do Realismo. (1880) Essa nova escola literária baseava-se na observaçãofiel da realidade e na experiência, mostrando que o indivíduo é determinado pelo ambiente e pela hereditariedade. O Naturalismo esboçou o que podemos declarar como os primeiros passos do pensamentoTeórico evolucionista. O Naturalismo expandiu-se para outras artes. No Brasil, as primeiras obras naturalistas são publicadas em 1880, sendo influenciadas pela leitura de Zola. O primeiro romance é Omulato (1881) do maranhense Aluísio de Azevedo, o escritor que melhor representa a corrente literária do naturalismo entre nós.



 

Características do Realismo
Objetividade : fidelidade aoreal Impessoalidade Análise Psicossocial do personagem Contemporaneidade Criticidade : questionamento da burguesia Detalhismo Descritivo Lentidão Narrativa Sensorialismo : Exploração dos sentidos...
tracking img