Sociologia positivista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (618 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Sociologia Positivista

Introdução
 Primeira corrente teórica sistematizada do pensamento sociológico;  Controle sobre os fenômenos sociais, como se a sociedade fosse um experimentocientífico;  Sociedade seria como organismo, constituído de partes integradas e coesas;  Que funcionariam harmonicamente, segundo um modelo físico ou mecânico.

Alguns Destaques do Positivismo

A Leidos Três Estágios de Evolução
 As sociedades passam por estágios de evolução: teológico, metafísico e científico  Estágios de maior complexidade tecnológica;  Progredindo na escala de evoluçãosocial;  Atingindo o Topo Positivo ou…  O Estado Científico.

Problematização
 Vídeo: Do the evolution, Pearl Jam  Na perspectiva histórica as diferentes

sociedades passaram por um processo deevolução na mesma direção?  Podemos afirmar que o positivismo refletia os fundamentos do capitalismo liberal?  Quais fatores se alterados deliberadamente causariam impactos na sociedade?

O EstadoTeológico
 Período em que o Homem explicava os fenômenos por meio da religião, de deuses e forças mágicas;  Corresponde à antiguidade;  Período mítico da civilização: Eros e Psique;  Quando arazão ainda não dominava o conhecimento.

O Estado Metafísico
 Período da Razão X Experimentação:  Usa-se a razão para explicar as coisas;  porém sem se preocupar com a experimentação ou…  Semcomprovação empírica, na prática;  Corresponde à Grécia na época da filosofia e à Idade Média.

O Estado Científico
 Período da valorização da razão, da sociedade industrial,  Esse é o estado doTopo Positivo;  Caracterizado pelo princípio:  Prever para Transformar e Dominar  Prever o fenômeno social e agir sobre ele para transformar-lo e…  Dominando a sociedade;  Garantindo amanutenção do estatus quo social.

Crítica ao Positivismo
 O Darwinismo Social:  Evolução das espécies e Liberalismo econômico;  Princípio de que as sociedades se modificam e se desenvolvem num mesmo...
tracking img