Sociologia juridica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIOLOGIA JURÍDICA AULA 4 - Poder legislativo e distribuição da ordem jurídica
Caso Concreto 1 Voto Distrital divide opiniões na Assembleia de MS. 21/09/2011 13:06. Dirceu Martins. Pronunciamentodo deputado Junior Mochi (PMDB), nesta quarta-feira (21), em defesa do Voto Distrital, em especial no sistema Misto, citando artigo da última edição da revista Veja que acompanhou manifestação em SãoPaulo (SP), demonstrou que as opiniões sobre mudanças no sistema eleitoral brasileiro estão divididas. Mochi mostrou-se favorável à adoção do sistema e conclamou a todos a acessarem o sitewww.euvotodistrital.com.br para assinarem proposta favorável disponibilizada no site. Lembrou que no atual sistema eleitoral, poucos meses após o pleito os eleitores não conseguem recordar seu voto. Tambémconsidera que, desta forma, o eleitorado terá maior proximidade com o seu representante e a este caberá trabalhar de forma mais consistente pela sua região.(http://www.midiamax.com/noticias/769682-voto+distrital+divide+opinioes+assembleia+ms.html) Como verificamos na notícia acima, o Voto Distrital é um tema muito discutido em nossa sociedade. Tomando o texto como referência responda as questõesabaixo. A) O que seria o Voto Distrital Misto? B) Quais são as modalidades do voto distrital? Explique cada uma delas. C) Apresente críticas ao modelo plurinominal fechado.
R. Voto distrial misto nestesistema a metade das vagas para os parlamentos é distribuída pela regra proporcional, e a outra metade pela sistema distrial. O eleitor tem dois votos para cada cargo 1 para lista proporcional(fechada)e outra para distrial.
Criticas ao modelo plurinominal; é aquele modelo em que cada circunscrição elege vários candidatos, agrupados por listas. Cada partido representa vários candidatos em regiões.O distrito é divido em três ou quatro. Parte diz que existe certo regionalismo, mais é certo que no brasil não daria certo apesar de ser um modelo democrático. No brasil não é possível aplicar pois...
tracking img