Sociologia juridica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1759 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mestres da Sociologia juridica
Introdução
A sociologia jurídica tem por objetivo o estudo das estruturas sociais direcionado a descobrir as que as que precisam de normatização por meio de regras jurídicas o que auxilia a prever possíveis reações do corpo social às diversas prescrições possíveis, especialmente conforme o caráter imperativo ou supletivo. São tradicionais na área de pesquisa desteramo o desenvolvimento de instituições, as formas de controle social, a interação entre culturas jurídicas, a construção social de questões jurídicas, as carreiras jurídicas e a relação entre direito e mudança social. Suas teorias foram desenvolvidas e estudadas por diversos filósofos ao longo da historia, dentre os quais tiveram destaque Émile Durkheim, Carl Marx e Max Werber, que serão aquiapresentados.

Émile Durkheim
Nascido em 15 de abril de 1858 na cidade de Épinal (França) em família judaica, se interessou pelo estudo da filosofia École Normale Supérieure em Paris. Desde jovem, foi um opositor da educação religiosa e defendia o método científico como forma de desenvolvimento do conhecimento. Em boa parte dos seus trabalhos, procurou demonstrar que os fenômenos religiosostinham origem em acontecimentos sociais. Em 1887 assumiu em Bordeaux a primeira cadeira de sociologia instituída na França. Em 1896, fundou o periódico L'Année Sociologique e, em 1902, passou a lecionar sociologia e educação na Sorbonne e foi auxiliar de Ferdinand Buisson na cadeira de ciência da educação; em 1906 ocupou o cargo de Buisson. O sociólogo estudou moral, psicologia da criança e históriadas doutrinas pedagógicas. Suas obras mais famosas são A Divisão do Trabalho Social e o Suicídio. Foi o responsável pela ascensão da filosofia ao status de ciência social. Morreu em 1917, supostamente pela tristeza de ter perdido o filho na Primeira Guerra Mundial, que acorrera no ano anterior.
Seu estudo foi desenvolvido com base nos seguintes aspectos:
• Existem fenômenos sociais que devem seranalisados e demonstrados com técnicas especificamente sociais;
• A sociedade era algo que estava fora e dentro do homem ao mesmo tempo, graças ao que se adotava de valores e princípios morais;
• As pessoas se educam influenciadas pelos valores da sociedade onde vivem;
• A sociedade está estruturada em pilares, que se manifestam através de expressões (conceito de estrutura);
• Divisão dotrabalho social: numa sociedade cada indivíduo deve exercer uma função específica, seguindo direitos e deveres, em busca da solidariedade social.
O conjunto destes aspectos levaria ao progresso e avanço para todos.
Apesar de ter se formado em filosofia seu estudo e trabalho foi voltado ao estudo da sociologia, desenvolvendo como ideias principais:
• Consciência coletiva: consciências particulares,unindo-se, agindo e reagindo umas sobre as outras, fundindo-se dão origem a uma realidade nova que é a consciência da sociedade. Uma coletividade tem as suas formas especificas de pensar e de sentir, as quais os seus membros se sujeitam, mas que diferem daquelas que eles praticariam se fossem abandonados a si mesmos.
• Fatos Sociais: maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores aoindivíduo, dotadas de um poder de coerção em virtude do qual se lhe imporem. Os fatos sociais definidos por três aspectos principais:
-Coerção Social: Os fatos sociais exercem sobre os indivíduos uma força, levando-os a conformarem-se às regras da sociedade em que vivem, independentemente de suas vontades e escolhas, que não precisam necessariamente ser impostas a contragosto. As regras morais, porexemplo, aparecem como “coisas agradáveis de que gostamos e que desejamos espontaneamente”. A coerção implica uma noção de dever e podem ser, ao mesmo tempo, desejáveis.
-Exterioridade: Os fatos sociais existem e atuam sobre os indivíduos independentemente de sua vontade ou de sua adesão consciente. As regras sociais, os costumes, as leis, já existiam antes do nascimento das pessoas, são portanto...
tracking img