Sociologia juridica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1645 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“A história de todas as sociedades existentes até hoje é a história das lutas de classes. Homem Livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, mestre de corporação e companheiro, numa palavra, opressores e oprimidos, têm permanecido em constante oposição uns ais outros, envolvidos numa guerra ininterrupta, ora disfarçada, ora aberta, que terminou sempre, ou por uma transformaçãorevolucionária de toda a sociedade, ou pela destruição das duas classes em luta.”

a) Que classes sociais Marx identifica ao longo da história? R: A burguesia e o proletariado.
b) Como são as relações entre elas? R: A relação entre elas é de exploração dos proletários pelos burgueses, também de tensão, oque leva ao tão falado conflito entre classes.
c) Como se dão, segundo Marx, as transformações em uma sociedade? R: Para Marx, a transformação social não parte do zero, pois ela sempre nega e supera uma situação anterior, deforma que os participantes de uma revolução utilizam à cultura e as tecnologias transmitidas pelas gerações anteriores para criar novas formas de organizaçãoprodutiva e política. Assim sendo as transformações sempre incorporam alguma coisa do passado. A partir do passado que é incorporado e a maneira como isso ocorre, muitas vezes condicionam o resultado das mudanças futuras. Há um processo de continuidade e ruptura que depende das forças sociais em conflitos. Tais forças definem o que será preservado e o que será abandonado.

1. Marx, ao descrever aprimeira forma de organização humana que chamou de “comunidade original”, afirma que “a maneira como esta comunidade original se modifica vai depender de várias condições externas – climáticas, geográficas, físicas etc., bem como de sua constituição específica, isto é, de seu caráter tribal”.
Nesse texto, Marx afirma que as sociedades seguem um caminho necessário de transformação, como osevolucionistas? Justifique sua resposta.
R:
2. “O ato de reprodução [esforço de manutenção de uma sociedade], em si, muda não apenas as condições objetivas – e.r. transformando aldeias em cidades; regiões selvagens em terras agrícolas etc. – mas os produtores mudam com ele, pela emergência de novas qualidades transformando-se e desenvolvendo-se na produção, adquirindo novas forças, novasconcepções, novos modos de relacionamento mútuo, novas necessidades e novas maneiras de falar”. Qual é o fator que leva à mudança social, segundo o texto? R:
3. “A indústria moderna transformou a pequena oficina do patriarcal mestre de corporação na grande fábrica do capitalista industrial. Massas de operários, aglomeradas nas fábricas, sãoorganizadas como soldados. Como simples soldados da indústria, os operários estão subordinados a uma perfeita hierarquia de oficiais e suboficiais. Não são somente de escravos da classe burguesa e do Estado burguês; mas, também, diariamente e a cada hora, escravos da maquina, do contramestre e, sobretudo, do próprio burguês individual dono da fabrica”. Compare essa afirmaçãocom a dos evolucionistas que consideravam, como sinal de desenvolvimento, a passagem da manufatura para a indústria. R: A Revolução industrial introduziu inovações técnicas na produção que aceleraram o processo der separação entre trabalhador e instrumento; as maquinas mais caras ficaram acessíveis somente aos ricos. Os artesão não podiam competir com o dinamismo das nascentesindústrias, com isso foram para as cidades trabalhar em nas indústrias, tornando assim operários, ou seja trabalhadores livres expropriados.
4. Analise a idéia de Marx sobre o homem e a historia. “Os homens fazem sua própria história, mas não fazem como querem, não fazem sob circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com...
tracking img