Sociologia - irlanda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3436 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Este trabalho procura mostrar um panorama cultural de uma Nação com mais de 5.000 anos de história, que se confundem entre relatos de antigos historiadores e um complexo corpus mitológico conhecido como “Lebor Gabála Érenn” (O Livro das Invasões), uma coleção de poemas e narrativas que contam a origem e história do povo irlandês por meio de seus mitos e lendas.
Uma nação tão antiga e comcostumes e história muito importantes no cenário mundial. Suas lendas foram espalhadas pela Europa, sua exuberância física era conhecida desde os tempos do império romano; “um lugar onde o ouro brota em pedra e um tapete esmeralda cobre toda a terra”, diziam os historiadores greco-romanos. Chamada de Hibérnia por eles, a ilha ficou alheia à influência cultural do Império Romano, seu território nunca foiconquistado por eles e nem mesmo acampamentos militares foram estabelecidos na região. Seus guerreiros, quase nunca vistos pelos legionários, assustavam pela coragem de guerrearem de peito nu, sem proteção alguma (fato documentado por Tácito e Políbio). Um povo orgulhoso de suas tradições ancestrais que não permitiu que os relatos de seu mundo antigo morressem nem mesmo na era cristã.
Forçadosa deixarem sua terra natal por inúmeras razões, muitos irlandeses se espalharam pelo mundo. Na América, foram responsáveis pela consolidação de tradições como Halloween e St. Patrick’s Day, pela influência no gênero musical bluegrass e country e na mistura de sua dança tradicional com o Jazz do novo mundo, fazendo surgir o sapateado americano.
Muitos desconhecem que muitas histórias sobre fadas,duendes, guardiões de potes de ouro ao fim do arco-íris provém da Ilha Esmeralda, da terra do trevo, do lugar que esconde em seus mais remotos confins os segredos de um mundo antigo, mas nunca esquecido, a terra natal de Yeats e Wilde, de Morrison e Joyce.
Seu legado e seus costumes serão abordados sem levar em conta a separação política entre a República da Irlanda e a Irlanda do Norte (parteda associação de territórios do Reino Unido da Grã-bretanha e Irlanda do Norte), trataremos da nação e do povo irlandês unidos.
Irlanda
A Irlanda é a a terceira maior ilha da Europa localizada a noroeste do continente.
A Leste da Irlanda, está a ilha da Grã-bretanha, separadas pelo mar irlandês. A ilha possuí vários rios navegáveis e pouca amplitude térmica e clima úmido com constante chuva. Osol brilha pelo maior período entre maio e junho, cerca de cinco a seis horas e meia de sol. Já em dezembro, o sol chega a brilhar por no máximo duas horas por dia.
É um país bilíngue, tendo como as duas línguas oficiais o Inglês e o Irlandês (gaélico). A população total da ilha é de 6,2 milhões de pessoas (cerca de 4,5 milhões na República da Irlanda e 1,8 milhões na Irlanda no Norte). A Ilha édividida politicamente entre República da Irlanda e Irlanda do Norte (Ulster), sendo está última parte integrante do Reino Unido.

Capital da República da Irlanda: Dublin
Capital da Irlanda do Norte: Belfast
O regine político da República da Irlanda é o de República Democrática Constitucional Democracia Parlamentar, já o da Irlanda do Norte é o mesmo do Reino Unido, MonarquiaConstitucionalista. A ilha toda está separado em 4 grandes províncias: Connacht, Munster, Leinster e Ulster, sendo que estes, são divididos em 32 condados (26 na República da Irlanda e 6 na Irlanda do Norte.


A Cozinha Irlandesa

A culinária da Irlanda é baseada nas plantas cultivadas e animais criados em clima temperado. Existem muitas referências à comida e à bebida na literatura irlandesa. O mel e oscereais era muito utilizados, tanto para fabricação de pães de grãos quando para uma bebida muito comum: o Hidromel, uma bebida feita com água, mel e fermentado por leveduras, podendo ser adicionado frutas e outros grãos.
A carne consumida era primariamente de veado e porcos, mas também, peixes e moluscos de concha eram preparados, devido a abundância natural destes animais por toda a costa...
tracking img