Formas tradicionais de conflitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3171 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Outubro de 2011. Sociologia.

FORMAS TRADCIONAIS DE CONFLITOS

Introdução

Abordando temas da atualidade, esta pesquisa tem por objetivo informar sobre formas tradicionais de conflitos que ocorrem em algumas partes do mundo.
Com base nos estudos em sala, a FARC se enquadra no conceito de Guerra Civil ou Guerrilha, a qual tem por objetivo derrrubar o governo do proprio pais, envolvendocompatriotas lutando entre si, de um lado os legalistas (favoraveis ao governo estabelecido) e de outro os guerrilheiros ou revolucionarios (ambicionando a tomada do poder). A FARC é a mais longa e sangrenta guerrilha civil do cenario internacional.
O ETA e o IRA , são exemplos de Separatism no interior de um Estado, sendo explicado como o choque interno entre forças oficiais e grupos armadosreinvindicando a separação de um determinado territorio do restante do pais, a fim de torná-lo um estado independente.
Já os conflitos que ocorrem na Faixa de Gaza e Cisjordania pelo reconhecimento de um estado independente, é um historico e atualíssimo conflito por ocupação estrangeira, por ser um embate provocado por uma ação militar estrangeira.


FARC ou FARC-EP

Forças ArmadasRevolucionárias Colômbia–Exército do Povo, também conhecidas pelo acrônimo FARC ou FARC-EP, é uma organização de inspiração comunista, autoproclamada guerrilha revolucionária marxista-leninista, que opera mediante táticas de guerrilha. Lutam pela implantação do socialismo na Colômbia
A origem das FARC remontam as disputas entre liberais e conservadores na Colômbia, retratadas pela obra de Gabriel GarcíaMarques "Cem Anos de Solidão". Em 1948, os liberais, com apoio dos comunistas, iniciam uma guerra civil contra o governo conservador. Após 16 anos de luta guerrilheira e a conquista de algumas reivindicações políticas, os liberais passaram a temer que a experiência cubana de 1959 se repetisse na Colômbia. Rompem com a esquerda e passam para o lado conservador.
Em 27 de maio de 1964, o governo deconservadores aliados aos liberais utilizam o exército no embate contra os camponeses rebelados, acontece o massacre de Marquetália. 48 camponeses sobreviventes fogem para as selvas e montanhas e fundam as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).
Ao longo da história do grupo guerrilho, o Partido Comunista Colombiano teve relações mais próximas ou mais distantes com as FARC. Enquantooriginaram-se como um puro movimento de guerrilha, a organização já na década de 1980 envolveu-se no tráfico ilícito de entorpecentes, o que provocou a separação formal do Partido Comunista e a formação de uma estrutura política chamada Partido Comunista Colombiano Clandestino.
As FARC-EP continuam a se definir como um movimento de guerrilha. Segundo estimativas do governo colombiano, as FARC possuementre 6 000 a 8 000 membros.

Visão geral

As FARC-EP, o maior grupo paramilitar na América do Sul. As FARC estão organizadas segundo as linhas militares e incluem diversas frentes urbanas ou células de milícia. A organização adicionou o "-EP" (Ejército del Pueblo) ao seu nome oficial durante a sua sétima conferência em 1982 como expressão da expectativa de evolução de uma guerra de guerrilha auma acção militar convencional, esboçada nessa ocasião.
Elas afirmam defender o pobre agricultor na luta contra as classe favorecidas colombianas e se opõem à influência americana na Colômbia, particularmente o Plano Colômbia. Outros proeminentes interesses das FARC incluem a luta contra a privatização dos recursos naturais, as corporações multinacionais, e as forças paramilitares. As FARC-EPdizem que estes objectivos motivam os esforços do grupo a tomar o poder na Colômbia por uma revolução armada. Tais esforços são principalmente a extorsão, seqüestro, e participação no tráfico ilegal de drogas.
Críticas nacionais e internacionais caracterizam as FARC-EP como terrorista. Críticos ao movimento dizem que os métodos da organização desacreditam seus objectivos primeiros e sua...
tracking img