Sociologia geral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Retratos do Brasil que da certo

A mobilidade social Brasileira impressiona, dados expressivos comprovam que a economia progride a cada dia. Cinco em cada dez habitantes vivem melhor do queseus pais, apenas um esta pior. Os avanços sociais e econômicos levam a maior mobilidade social.
Relatos de pessoas que vieram de famílias humildes e hoje conquistaram o status almejadocomprovam que com esforço muda-se de vida, mesmo diante de tanta desigualdade.
Segundo dados do IBGE, 16 milhões de pessoas vivem em condições miseráveis, e 5% é o topo da sociedade, os maisricos, com maior renda e mais alto nível educacional. Ao contrario do que se pensa apenas 18% pertencem a famílias cujos antepassados já compunham a elite.
No Brasil a mobilidade social foiintensa após ocorrer o processo de urbanização, onde as pessoas deixaram o campo e migraram para as cidades, sendo apresentada a serviços, água, esgoto, saúde, oportunidades de trabalho eremuneração.
Infelizmente ocorrem no Brasil situações lamentáveis, ainda busca-se igualdade em escolas e no mercado de trabalho, oportunidades de emprego, questões raciais, pobreza, entre outrasimpedem um maior progresso.
A desigualdade é o principal empecilho para o Brasil e os Brasileiros evoluírem ainda mais.

Infelizmente a desigualdade social é um triste fato em nosso país e quenão se resolve de uma hora para a outra. Apesar da evolução que vem ocorrendo de geração a geração ainda se tem muito a fazer, é preciso maior esforço e dedicação das pessoas, comprometimento emfazer o que é correto e exigir seus direitos. Com acesso à educação, saúde, esporte, lazer, cultura, combatendo a fome, a miséria e livrando-se de preconceitos, começaremos a mudar a caradesse país desigual e a ter um país melhor!

Hévellyn Seidel...
tracking img