Sociologia do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1174 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
sociologia do trabalho
-------------------------------------------------
Sociologia do Trabalho - IFRJ - PMQ_321 — Presentation Transcript
* 1. Componentes: Lara Silveira Shirley Julião Vinicius Soares Sociologia Cap. 13 TRABALHO E VIDA ECONÔMICA Anthony Giddens
* 2. O que é trabalho? Tendência do sistema ocupacional A divisão do trabalho e a dependência econômica A transformação dotrabalho As mulheres no trabalho
* 3. O trabalho é obtido através de um emprego e precisamos dele por diversos motivos.
* 4. Como você se sentiria se imaginasse que nunca mais arranjaria um emprego?
* 5. Sem auto - estima
* 6. Mas quais são os motivos de um pessoa procurar um emprego?
* 7. Dinheiro – através dele as pessoas satisfazem as suas necessidades.
* 8. Nível deatividade- estrutura e aptidão do indivíduo de exercer tal atividade.
* 9. Variedade – Mudanças dentro do trabalho , quebra da monotonia.
* 10. Estrutura temporal – Pessoas que têm o trabalho fixo , os dias se estruturam a partir da rotina daquele trabalho
* 11. Contratos sociais – São as relações do indivíduo com as outras pessoas no seu ambiente profissional.
* 12. Identidade pessoal -é a valorização profissional da pessoa através de seus méritos.
* 13. Na sociedade moderna ,apesar do trabalho ser associado a uma atividade maçante, é importante para a estrutura psicológica da pessoa e na formação do seu ciclo de atividade. Aumentando sua auto-estima.
* 14. Através de todas essas características fica bem claro porque a ausência do emprego pode desestruturar eenfraquecer uma pessoa.
* 15. Nem todo trabalho possui as características de um emprego regular , como o trabalho doméstico e o informal. As transações de dinheiro feito “às escondidas” são chamados de economia informal.
* 16. Um trabalho pode ser definido como atividade remunerada ou não , e emprego é a atividade em troca de um salário.
* 17. A indústria moderna está em constante transformaçãotecnológica, com o intuito de atingir eficiência produtiva maior. Em 1900 , ¾(75%) da população desempenhavam atividades manuais, em 1998 apenas 16% de homens e 19% de mulheres desempenhavam cargos nesse setor.
* 18. Uma das razões para esse declínio é o avanço da tecnologia. Outro motivo é o crescimento da industria orientais de baixos custos, onde competem com indústrias ocidentais.
*19. É o termo dado para descrever essa nova ordem social. Essa nova era sustenta a economia a partir de idéias, informações e formas de conhecimentos inovadoras. Esse conhecimento vem da educação , pesquisa , treinamentos e investimentos.
* 20. Com o passar do tempo o trabalho deixou de ser individual e tornou-se coletivo. Com a união de operários em fábricas , trabalhando em coletivos ,sociólogos como Marx e Durkheim tentavam levantar hipóteses sobre o futuro daquela futura classe.
* 21. Adam Smith (1723-90 / séc. XVIII) escreveu sobre as vantagens da divisão do trabalho : Trabalhando sozinho, um empregado consegue produzir pouco. Um grupo dividindo a tarefa, produziria muito mais e em pouco tempo.
* 22. Séculos depois , Frederick Taylor (1856-1915/ séc. XIX e XX ) aproveitouessa idéia e botou em prática. Menos esforço físico, maior satisfação do operário , porém os operários perceberam que trabalhavam muito e os lucros só iam para os chefes. “ Mais trabalho por menos salários.”
* 23. “ Princípios da Administração científica” - Taylor queria produzir muito em pouco tempo, e com qualidade. Era analisado o cargo e re-treinavam o empregado , aumentando muito a produçãoe pouco o salário “motivo: menos esforço , menos salário”
* 24. Taylor não pensou no resultado , mas Henry Ford (1863- 1947/séc.XIX e XX) aproveitou o gancho e aplicou o a produção em alta escala. Ford aproveitou a ideia de Taylor e introduziu um esteira para que aumentasse ainda mais a produção em menor tempo.
* 25.  
* 26. Tempos Modernos - Chaplin.flv tempos modernos clipe.flv...
tracking img