Sociologia de durkheim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (604 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
IFPR – SECRETARIADO NOITE
QUESTÕES SOCIOLOGIA
ANGELITA CAMPOS

1) Para Durkheim quais são as principais diferenças entre as sociedades tradicionais e modernas?
-R -As sociedades primitivas sãodefinidas como agrupamentos nos quais existe uma maior homogeneidade entre os indivíduos. Vivendo com tarefas simples, e com o desenvolvimento da divisão do trabalho, caracterizada pela "solidariedademecânica", de forte consciência coletiva ,a solidariedade mecânica predomina quando existe grande semelhança entre os indivíduos da sociedade, que partilham sentimentos, adotam os mesmos valores eadmitem as mesmas crenças.
A solidariedade orgânica é o consenso resultante da diferença, fenômeno que caracteriza a sociedade moderna, teremos uma maior diferenciação dos indivíduos e suas tarefas. Aomesmo tempo que aumenta a variedade dos trabalhos e produtos, aumenta também a interdependência entre aqueles que os realizam, estes novos vínculos são produzidos pela divisão do trabalho.
Durkheimaponta que com o desenvolvimento da sociedade, com o aprofundamento dessas diferenciações e dessa dependência, temos também uma mudança moral na coesão interna daquele grupo social.
2) SegundoDurkheim qual a relação entre indivíduo e sociedade?
R- Durkheim parte da idéia de que o indivíduo é produto da sociedade, o indivíduo nasce da sociedade, e não a sociedade nasce do indivíduo” Durkheimdefiniu como objetivo da sociologia o fato social, o entende como fato social, todos os fenômenos que se dão no interior da sociedade, por menos que apresentem, com certa generalidade, algum interessesocial” Durkheim centra o seu pensamento na relação entre os indivíduos e coletividade, patenteando sua concepção de que só se pode conhecer as partes pelo conhecimento do todo, Para Durkheim o modocomo o homem age está sempre condicionado pela sociedade, logo a sociedade é que explica o indivíduo, as formas de agir apresentam um tríplice caráter: são exteriores (provem da sociedade e não do...
tracking img