Sociologia av2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Av 2 - Sociologia

Questão 1 Nota Excelente
“A respeito dos estudos comparativos, a resposta de Weber foi a elaboração de “tipos ideais”, que constituem um dispositivo generalizante, um modelo heurístico, sobre o qual era possível aplicar a comparação. Nas suas explicações históricas comparadas, Weber rejeita sempre a hipótese de leis ou de monocausalidade; ele pensa, portanto, que umevento pode ter diversas causas e que conjuntos diversos de causas podem ter o mesmo efeito. A validade das comparações em Weber provém das suas construções empíricas dos processos de indução e de introspecção mais do que de uma verificação causal de hipóteses.” (Paola Rebughini. A comparação qualitativa de objetos complexos e o efeito da reflexividade. In: Alberto Melluci (org.) Por uma sociologiareflexiva: pesquisa qualitativa e cultura. Petrópolis: Vozes, 2005, p. 242 (com adaptações).) Observe as seguintes afirmações abaixo:

I. Os tipos ideais não são construções empíricas.

II. A causalidade única é a base dos “tipos ideais”.

III. Os “tipos ideais” não permitem uma explicação histórica.

IV. O tipo ideal é reconstituído através de conexões causais pelos componenteshistóricos agrupados para ser um modelo simplificado do real

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, assinale a opção que traz somente as afirmações corretas a respeito de “tipos ideais”, segundo a formulação proposta por Max Weber.

Alternativas
1 - I; II
2 - I; III
3 - I; IV
4 - II; III
5 - III; IV
Sua resposta
3 - I; IV
Resposta gabarito
I; IV
Comentário dogabarito
Conforme link disponível na da web aula2 (http://www.cchla.ufrn.br/interlegere/revista/pdf/3/es02.pdf), a construção de um tipo ideal contribui para precisar o conteúdo de diversos conceitos e é precedida exatamente pelo recorte dos elementos conceituais de um fenômeno social, através do qual, as inter-relações são confrontadas com formas típicas dispostas pelo pesquisador. E é "somentedesta maneira, partindo do tipo puro (ideal), pode realizar-se uma casuística sociológica."
Por este motivo as afirmações corretas sãos a I e a III e a resposta correta é a letra C

Questão 2 Nota Excelente
O que busca a sociologia proposta por Weber?
Alternativas
1 - busca compreender o efeito da infraestrutura sobre a superestrutura e suas consequências.
2 - busca compreender ossentidos da ação social para, desta maneira explicá-la causalmente em seu desenvolvimento e efeitos.
3 - busca julgar validade de todo e qualquer fato social.
4 - busca estudar os efeitos da consciência coletiva sobre as consciências individuais.
5 - busca realizar mudanças na sociedade para uma melhor vivência entre os homens.
Sua resposta
2 - busca compreender os sentidos da ação socialpara, desta maneira explicá-la causalmente em seu desenvolvimento e efeitos.
Resposta gabarito
busca compreender os sentidos da ação social para, desta maneira explicá-la causalmente em seu desenvolvimento e efeitos.
Comentário do gabarito
A sociologia weberiana é uma ciência voltada para a compreensão interpretativa da ação social e, por essa via, para a explicação causal dela no seutranscurso e no seu efeito.
Questão 3 Nota Excelente
Observe as seguintes afirmações:

I. Para Marx a história de toda sociedade até nossos dias é a história das lutas de classe.

II. Para Marx, é por meio do conflito que o motor da história se move, e cada época trouxe em si sua própria contradição..

III. Para Marx, é por meio da revolução pacífica que se podem superar os conflitos entreos membros de uma sociedade

IV. O capitalismo, para Marx, é um sistema que se baseia na moral humana.

Assinale a alternativa que contenha somente as afirmações que podem ser consideradas corretas segundo o pensamento de Karl Marx.

Alternativas
1 - I; II
2 - I; III
3 - I; IV
4 - I; IV
5 - III; IV
Sua resposta
2 - I; III
Resposta gabarito
I; II I; III I; IV I; IV III; IV...
tracking img