Sociologia aplicada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2119 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociologia:
Temos a sociologia como ciência tem um objetivo bem definido, o entendimento da vida social humana, cujos fenômenos procuram explicar de forma sistemática. Assim, estuda a estratificação de todas as sociedades em classe alta, média e baixa, bem como os decorrentes níveis hierárquicos que surgem nas microssociedades. Utilizam-se métodos, regras comuns às ciências de investigaçãosocial e, também técnicas, ou seja, formas peculiares para aplicar os métodos gerais a seu campo especifico. A sua formação constitui um acontecimento complexo para o qual concorre uma constelação de circunstancias, históricas e intelectuais, e determinadas intenções praticas. O seu surgimento ocorre num contexto histórico especifico, que coincide com os derradeiros momentos da desagregação dasociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista. A sua criação não é obra de um único filósofo ou cientista, mas representa o resultado da elaboração de um conjunto de pensadores que se empenharam em compreender as novas situações de existência que estavam em curso. Nisso concluímos então que: Sociologia então é a ciência que estuda a vida social humana.

Sociologia Aplicada
De outrolado, temos a sociologia aplicada, onde os cientistas sociais têm o grande interesse em pesquisar as organizações para particularizar as teorias gerais das ciências do comportamento, entre quais se inclui a Sociologia. A visão é de visitantes ilustres entusiasmados ao identificar fenômenos dentro das organizações, teorizando sobre eles e buscando explicações dos fatos sociais observados. Osadministradores não compreendem muito bem a linguagem empregada por esses estudiosos e ainda acham seus trabalhos de pouco valor prático. Raramente, tais gerentes, diretores e executivos possuem a abrangência de conhecimentos e a isenção de ânimo que caracterizam os cientistas, de sorte que suas propostas são pragmáticas, mas como pouco embasamento teórico e muitos vieses, pois só veem um lado das questões.Por isso, são incompletas, tanto as pesquisas que apenas explicam fenômenos sem indicar aplicações praticas, quanto às propostas que fazem recomendações sem base teórica e geral. Além de fornecer explicações sobre fenômenos sociais, a Sociologia também sugere medidas parar intervir na sociedade, seja para fazer ajustamentos, seja para provocar mudanças. Assim, conhecidas as leis naturais quecausam a migração de povos, é possível estancá-la ou pelo menos direcioná-la, não contrariando essas leis, mas alterando os fatores que causam tais movimentações. Aliás, isso seria um bom trabalho para sociólogos nesse país, tendo em vista os problemas causados pelo “inchamento” das cidades em vez do desenvolvimento harmônico para o progresso. Dessa maneira, descobertas as leis naturais pelospesquisadores da Sociologia Teórica, podem-se orientar os comportamentos coletivos com base em outro campo, ou seja, o que foi denominado Sociologia Aplicada, tendo em vista ser voltado para a prática.
A Sociologia Aplicada à Administração, cujas bases são as teorizações resultantes de pesquisas levadas a efeito. Em diferenciados tipos de empresas, foram estudados o poder, a liderança, as resistênciasàs mudanças, a conformidade às normas o aumento da participação das mulheres e muitos outros fatos sociais. O administrador tem a função de influenciar e coordenar pessoas pertencentes a grupos formais e informais e, para ser eficiente precisa conhecer os processos que direcionam seus comportamentos. Dessa forma, é construída uma ponte que interliga a ciência com a prática, como as já existentes emoutros campos das organizações. Essa ponte deve ter apoios em ambas às margens, as quais precisam ser bem estudadas para que nelas possam ser construídos pilares sólidos. Nesse ponto, um aspecto importante deve ser destacado: os comportamentos das pessoas em grupos são os individuais tornados coletivos, isto é, tendendo para conseguir objetivos semelhantes. Os escritos destinados a Sociologia...
tracking img