Projeto de pesquisa em psicologia social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5490 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO DE PESQUISA EM PSICOLOGIA SOCIAL



HOMOSSEXUALIDADE MASCULINA: CONSTRANGIMENTOS SOCIAIS E AUTO-PRECONCEITO



















2011




UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

PSICOLOGIA





ÍRIS GUIMARÃES

LIS NASCIMENTO

MARIA FERNANDA SILVEIRA

RAFAEL PAULINO

RODRIGO VILASBÔAS



PROJETO DE PESQUISA EM PSICOLOGIA SOCIALHOMOSSEXUALIDADE MASCULINA: CONSTRANGIMENTOS SOCIAIS E AUTO-PRECONCEITO





Esse projeto de pesquisa foi desenvolvido para avaliação acadêmica na disciplina de Projeto de Pesquisa em Psicologia Social, no curso de Psicologia, da Universidade Paulista - UNIP.



Orientador: João Eduardo Coin de Carvalho.






Santana de Parnaíba

2011




Dedicamos essetrabalho a todos os garotos gays que se perderam no difícil caminho de encontro e aceitação de si, aos que persistiram e encontraram um modo de enfrentar o preconceito, e a todos os homens gays que a cada dia são vítimas uma sociedade ainda incapaz de lidar com a diferença.



AGRADECIMENTOS




Agradecemos a todo corpo docente do curso de Psicologia da Universidade Paulista – UNIP (CampusAlphaville) que em suas aulas promoveram a aprendizagem significativa que nos impulsiona ao encontro do outro de modo integro e ético, em especial ao professor João Coin pelas orientações que foram fundamentais ao desenvolvimento da pesquisa.

Aos nossos familiares e amigos por acreditar em nossa proposta e nos estender a mão durante os momentos de medo e dificuldade.

Aos alunos do 6ºsemestre (2011) do curso de psicologia, período noturno, da Universidade Paulista – UNIP, Campus Alphaville, pelo desenvolvimento e contribuição do grupo ao desvelamento de idéias e construções de conhecimento.

Aos entrevistados que, com suas histórias de vida dividiram emoções, sofrimentos, alegrias, medos e esperanças, contribuindo de forma imensurável e essencial para o projeto.RESUMO

O estudo desenvolvido busca levantar e analisar discursos de sujeitos homossexuais do sexo masculino, caracterizando os constrangimentos sociais que geram o auto-preconceito e promovem problemáticas na construção de identidade do sujeito. O objetivo da pesquisa é compreender como o auto-preconceito, enquanto mal silencioso, ocasiona sofrimentos psicológicos, agravando neuroses e outraspatologias. A coleta de dados se deu por meio de 10 entrevistas semi-estruturadas, realizadas com homossexuais masculinos residentes no estado de São Paulo. As entrevistas foram transcritas para análise do discurso. Os resultados revelam a importância do ambiente para um processo saudável de construção de identidade, no qual as relações afetivas influem de modo significativo no processo deaceitação de si. Os dados apontam para a importância de relações de identificação e legitimação de si através do discurso do outro, enfatizando que o desenvolvimento em um ambiente tolerante que encare com dignidade e positivamente a condição sexual influi na aceitação de si e na construção de uma identidade adequada e não distorcida.ABSTRACT

The study carried out searches to gather and analyze speeches of subjects male homosexuals, featuring the constraints that generate the social prejudice and promote self-concern in construction of identity of the subject. The objective of this research is understand how self-prejudice, while hardly silent, causes psychological suffering, neurosisand other diseases worse. The Data collection occurred through 10 semi-structured interviews, conducted with gay men living in the state of São Paulo. The interviews were transcribed for discourse analysis. The results reveal the importance of a healthy environment for identity construction in which the influence of relationships significantly in the process of self-acceptance. The data indicate the...
tracking img