Socilogia mundo barbie

7292 palavras 30 páginas
Estudando o conteúdo ideológico do chamado “Mundo Barbie”

O filme Barbie em Escola de Princesas retrata a vida de uma princesa. Trata-se de uma Escola de Princesas onde as futuras princesas aprendem como devem se portar, se vestir, comer, o que é necessário para se tornar uma princesa.
Assim como no filme supra citado, o texto A Boneca Barbie na Educação das Meninas – Um mundo de Disfarce, reflete o mundo perfeito da Barbie e como todas as meninas querem se tornar uma princesa para ser igual a boneca Barbie. O que ocorre é que é passado a essas meninas que para elas serem uma princesa igual a boneca devem obedecer e seguir determinados comportamentos, sendo esses estritamente superficiais.
Para Marx ideologia é um conjunto de CRENÇAS, VALORES e ATITUDES culturais que servem de base e, por isso, justificam até certo ponto e tornam legítimos o status quo ou movimentos para mudá-lo. Do ponto de vista marxista, a maioria das ideologias reflete os interesses de grupos dominantes, como maneira de perpetuar sua dominação e privilégios. Este fato é especialmente verdadeiro no caso de sistemas opressivos, que requerem justificação detalhada para que continuem a existir. O racismo branco, por exemplo, inclui idéias sobre diferenças raciais que são usadas para convalidar e defender privilégios dos brancos. Existem ideologias semelhantes em apoio à opressão por motivo de sexo, classe, etnia e religião.
Em sentido mais geral, a cultura de todos os sistemas sociais inclui uma ideologia que serve para explicar e justificar sua existência como estilo de vida, seja uma ideologia com raízes na família, que define a natureza e a finalidade da vida familiar, ou uma ideologia religiosa que serve de base e prega um sistema de vida em relação a forças sagradas. A ideologia pode servir também como base para movimentos em prol de mudança social. Do movimento verde de prevenção ambiental ao feminismo radical, MOVIMENTOS SOCIAIS dependem de conjuntos de idéias que explicam e

Relacionados