Os tipos de entrevistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (780 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OS TIPOS DE ENTREVISTAS

A mais eficiente e usada técnica de entrevista ainda é a reunão pessoal. Esta pode ser dividida no que chamamos depalestra informal, na qual o usuário fala abertamente, descrevendo segundo seu próprio nível de compreensÔo, o sistema em discussão. Nesta abordagem o analista tem papel mais passivo, comportanto-secomo um ouvinte e não fazendo uso da interlocução durante a explanação do usuário.

Na técnica deinterrogatório, deve-se observar um aspecto fundamental; uma pergunta deve-se entrosar com a outra, de modo a que cada resposta sirva para confirmar ou contradizer a informação dada anteriormente. Este é osegredo do êxito da determinação de fatos através do interrogatório - cada "fato" aparentemente pode ser posto em dúvida. Para levar adiante uma entrevista dentro deste ponto de vista, é importanteter um plano muito claro, a ser seguido no interrogatório, antes de iniciá-lo. As perguntas devem ser feitas com intenção definida. Perguntas generalizadas levam a respostas generalizadas e a perda detempo.

Outra forma de abordagem é a utilização de questionários especialmente preparados, o quepode ser de muita utilidade quando se trate de estabelecer alguns fatos, bem definidos e determinados, mas referentes a um grande número de pessoas. As perguntas devem ser muito precisas e objetivasnão dando margem a más interpretações.O questionário não deve gerar desconfiança quanto a seus reais objetivos, para que as respostas não sejam incorretas ou simplesmente não sejam fornecidas.Uma forma especializada de entrevista é O JAD (Joint Application Development), ou análise em equipe....
tracking img