SOCIEDADE, TRABALHO/CAPITALISMO E FORDISMO

1348 palavras 6 páginas
CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – CETEP
GESS SHIRLON COELHO SALES FILHO

SOCIEDADE, TRABALHO/CAPITALISMO E FORDISMO

TEIXEIRA DE FREITAS- BA
2014
SEU CONCEITO DE SOCIEDADE

Sociedade é um conjunto de seres de convivem de forma organizada, existem diversos grupos sociais divididos; de um país a sociedade é determinada por cidadãos que estão sujeitos a uma constituição. Os membros de uma sociedade podem ser de diferentes grupos étnicos e a diferentes classes e níveis sociais.

O TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA

No capitalismo ocorre a exploração do operário pelo patrão (capitalista). O trabalhador exerce uma função que gera um lucro X, mas nunca recebe o equivalente ao que produziu. Ele acaba recebendo um valor inferior ao que o seu trabalho vale. A diferença entre o que o trabalho realmente vale e o que trabalhador recebe é chamado de mais-valia e ajuda a compor o lucro do capitalista.
Como existe um grande número de desempregados, é muito fácil para o capitalista substituir um trabalhador que se mostra insubordinado ou descontente por outro que almeja o posto de trabalho, até mesmo por um salário menor (isso prova o quanto o capitalismo é cruel). A esse grupo de desempregados prontos para substituir outro trabalhador, chamamos de E.I.R (Exército industrial de Reserva).

O TRABALHO ASSALARIADO

PRÉ-HISTÓRIA

No chamado Período Paleolítico, os seres humanos viviam em pequenos grupos nômades, cuja organização é pouco hierarquizada.
O sistema de salário nesta época não existia nem tampouco o dinheiro. No interior da tribo não havia trocas mercantis, mas o escambo era praticado nas relações entre diferentes grupos nômades.
Com o sedentarismo, ocorreu uma crescente hierarquização das sociedades, um sistema de castas (sacerdotes, guerreiros, artesãos e camponeses) se formou com base no trabalho escravo. Ainda há um amplo debate entre os estudiosos sobre o que causou essa

Relacionados

  • As consequencias psicossomaticas
    23713 palavras | 95 páginas