Sociedade brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3195 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A SOCIEDADE BRASILEIRA: CARACTERÍSTICAS SOCIOLINGUÍSTICAS
RESUMO: Neste trabalho, buscamos apresentar uma breve discussão sobre os aspectos sociolingüísticos variacionistas que caracterizam a comunidade de fala brasileira e que fatores implicam e/ou implicaram para que a sociedade brasileira apresente uma diversidade linguística que muitas vezes são vistas como marcas peculiares não só de cadaindivíduo, mas de região pra região. Para isso, respaldamo-nos em alguns teóricos como Bortoni-Ricardo (2004) e Camacho (2001), que propõem discussões a respeito da temática e, a partir dos aspectos teóricos discutidos, tecer esclarecimentos sobre os aspectos que interferem na construção da variação linguística no português brasileiro e suas consequências para a educação, além de refletirmos sobreas diferentes variações existentes no Brasil urbano e no Brasil rural. E, por fim, vemos que no Brasil não existe um português brasileiro e que o português que se fala não apresenta uma única face, ou seja, a comunidade brasileira é constituída de diversas variações, de diversos portugueses.
Palavras-chave: variação linguística, fala, sociolingüística, sociedade brasileira.
CONSIDERAÇÕESINICIAIS
A língua esteve sempre atrelada ao aspecto interativo/dialógico que assegura a comunicação entre os indivíduos e, consequentemente, revela a formação desses indivíduos e a sua participação social. É por apresentar essas particularidades que a língua não pode ser vista como algo homogênea, ela varia e está vinculada aos contextos sociais de uso real. Por essa razão, as pesquisas lingüísticas quevêm sendo desenvolvidas ultimamente e ciências como a Sociolingüística, apontam para a necessidade de estudar a língua na sua funcionalidade, já que muitos de seus aspectos só têm sentido quando relacionados ao contexto sócio-histórico de produção.
Entretanto, o que percebemos é que mesmo que se aceite que a língua se materializa por meio da variação, uma vez que para nos comunicarmos, fazemosuso de diversas variações linguísticas, algumas variações são estigmatizadas, ou seja, "algumas formas de expressão podem estigmatizar socialmente seus falantes, enquanto outras podem valorizá-los" (CAMACHO, 2001, p.67) e, na maioria das vezes essa imposição de uma variedade sobre outra é imposta pela escola por ela não reconhecer a legitimidade de diversas variações linguísticas na LínguaPortuguesa.
Partindo desse contexto, muitos estudiosos como Bortoni-Ricardo (2004) se propõem a esclarecer que a comunidade de fala brasileira é marcada por diversas variações e que isso não provém apenas de fatores como sexo ou região, por exemplo, mas também de um fator histórico, de letramento, urbanização e até mesmo de monitoração estilística. Diante dessa perspectiva, pretendemos fazer uma brevediscussão a respeito desses aspectos sociolinguísticos variacionistas que caracterizam a comunidade de fala brasileira e que fatores implicam e/ou implicaram para que o Brasil apresente uma diversidade linguística que muitas vezes é vista como marcas peculiares não só de cada indivíduo, mas de região pra região.
Por entendermos que a língua não é um sistema isolado e heterogêneo, faremos algunsesclarecimentos sobre os fatores que interferem na construção da variação linguística no português brasileiro e suas consequências para a educação, além disso, buscaremos fazer uma reflexão sobre as diferentes variações existentes no Brasil urbano e no Brasil rural, bem como, mostrar que no Brasil não existe um português brasileiro e que o português que se fala aqui não apresenta uma única face, ouseja, a comunidade brasileira é constituída de diversas variações, de diversos portugueses.
A SOCIEDADE BRASILEIRA E SUAS CARACTERÍSTICAS SOCIOLINGÜÍSTICAS
Em toda e qualquer sociedade, a língua exerce um papel preponderante, tendo em vista que é através dela que nos comunicamos. É a língua que media todos os discursos e é através dela que o homem é capaz de se sobressair nas diversas esferas...
tracking img