Sociedade brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2490 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O material a seguir apresenta detalhes e peculiaridades a respeito da sociedade e da cultura brasileira. Veremos algumas reflexões que terão esses elementos como ponto de partida, para entendermos a relação da sociedade com a cultura.
Aprenderemos que a cultura é fundamentada pelos costumes de um povo e a sociedade é formada por este povo, que através de atitudes do dia-a-dia,acabam tecendo normas e regulamentações.
E como nosso cenário sociocultural define-se indispensavelmente pela influência da mistura de vários povos, acabamos por nos tornar um país essencialmente diverso em seus aspectos sociais, étnicos e culturais que conheceremos a seguir.




A Sociedade Brasileira.

Conceito

A sociedade é objeto de estudo de várias disciplinas entre elas sociologia eantropologia. A palavra vem do latim: “societas, que significa associação amistosa com outros”, trata-se do conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, que tem semelhanças étnicas, culturais, politicas e/ou religiosas e que interagem entre si constituindo uma comunidade.

Teoria Adversa

Segundo Margaret Thatcher, politica britânica: “Não existe essecoisa de sociedade. O que há são indivíduos”. Sua opinião induz a ideia de que na verdade o homem vive em pró de si e dos seus.
Thatcher não estava sozinha em sua opinião, os teóricos marxistas Louis Althusser, Ernesto Laclau e Slavoj Zizek, argumentam que a sociedade nada mais é do que um efeito da ideologia dominante e não deveria ser usado como um conceito sociológico.

Formação

A sociedadebrasileira é formada por duas vertentes principais, na primeira incluímos a “Cultura Negra” de procedência africana e a “Cultura Indígena”, autóctone. Agrupamos a cultura negra e a indígena na mesma vertente pelo fato de se encontrarem no mesmo nível de desenvolvimento: o ecológico, nestas culturas a sobrevivência gira em torno da adaptação ao meio físico.
Na segunda vertente a cultura EuropeiaLatina, tem contribuição propriamente ocidental proveniente de Portugal e Espanha.
Por volta de 1870 imigraram outros povos, como os italianos, alemães e holandeses, em busca de trabalho e de uma vida promissora no Brasil.
Somos um povo que surgiu de uma grande confluência, ou seja, o povo brasileiro foi formado, a princípio, a partir de uma miscigenação, que foi a mistura de basicamente três“raças”: o índio, o branco e o negro.

Religião
Durante alguns séculos a religião tem exercido grande influência na sociedade, mostrando sua importância através da sua função moral. O Brasil é um país religiosamente diverso, com a tendência de mobilidade entre as religiões. A população brasileira é majoritariamente cristã (87%), sendo sua maior parte católica (64,4%). Herança da colonizaçãoportuguesa, o catolicismo foi a religião oficial do Estado até a Constituição Republicana de 1891, que instituiu o Estado laico. Também estão presentes as quatro denominações básicas do Protestantismo: adventista, batista, evangélica e metodista. No entanto, existem muitas outras denominações religiosas no Brasil, algumas dessas igrejas são: pentecostais, episcopais, luteranas, entre outras. Há mais detrês milhões e meio de espíritas (ou kardecistas) que seguem a doutrina espírita, codificada por Allan Kardec. O animismo também é forte dividindo-se em candomblé, umbanda, esoterismo, santo daime e tradições indígenas. Existe também uma minoria de seguidores da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, além de muçulmanos, budistas, judeus, neopagãos cerca de 7,4% da população (cerca de12,5 milhões de pessoas) declarou-se sem religião no último censo, podendo ser agnósticos, ateus ou deístas.

Laicidade na Sociedade Brasileira

A Constituição brasileira de 1988 instituiu uma divisão entre as religiões e o Estado, consolidando o conceito de Estado laico. O governo instituído não pode favorecer, nem interditar, as atividades das religiões. Além disso, não pode impor uma...
tracking img