Socialismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Socialismo Científico – Texto 1
Escrito por: Manoel Ruiz

O socialismo científico iniciou-se no século XIX, por Karl Marx e Friedrich Engels, o qual foi chamado de socialismo marxista. Rompeu com os socialistas "Utópicos", porque não apresentava na prática como combater o capitalismo, mas reconheceram a importância e aproveitaram a análise crítica da realidade política e econômica de toda ahistória das sociedades e do capitalismo.

Karl Marx (1818-1883) filósofo alemão, criador das teorias: materialismo histórico e da luta de classes. Estudou filosofia nas universidades de Berlim e Iema. Escreveu artigos radicais a favor da democracia, quando era chefe da redação do jornal Rheinische zeitung em colônia no ano 1842. Foi para Paris onde conheceu o escritor Friedrich Engels, no ano de1844. Acreditava que a solidariedade dos trabalhadores deveria superar o poder dos estados nacionais.

Karl cientista social, historiador e revolucionário, foi o pensador socialista de maior influência sobre o pensamento filosófico e social da humanidade, embora fora ignorado pelos estudiosos acadêmicos, que não acreditaram em sua tese. Ele acreditava que só uma revolução internacional para porfim a burguesia e o capitalismo e implantar o comunismo, então foi expulso de Paris.

Foi estudar história e economia em Londres, escreveu para a imprensa, e ajuda a fundar o movimento pró-socialista primeiro internacional, a associação nacional dos operários 1864 e o partido social-democrático alemão. Sua maior obra foi editada e 1867 "O capital", onde expressara os principais conceitos domarxismo a teoria do valor, da mais- valia e do acumulo de capital.

Socialismo Científico – Texto 2

Mediante a análise de mecanismos econômicos e sociais do capitalismo, os ideólogos do socialismo cientifico – também chamado de marxista – propunham compreender a realidade e transforma-la através de uma mudança de base, uma tentativa de mudar com meios racionais e revolucionários de umaclasse excluída e oprimida, o proletariado.
De origem alemã, o socialismo cientifico foi idealizado por Karl Marx e Friedrich Engels que, sentiram a necessidade de ampliar o que foi postulado pelos utópicos já que estes tentavam conciliar princípios liberais com as necessidades da classe operária.
Apesar de contribuir para sociologia com outras obras, como O capital de Karl Marx e Aorigem da família, da propriedade privada e do Estado de Engels, é O manifesto comunista – obra com teoria dos dois e datada de 1848 – que aborda as principais proposições e postulados do socialismo científico: materialismo histórico, luta de casses, mais-valia, dialética e revolução socialista.
Karl Marx via a sociedade estruturada, ou seja, dividida em partes. É esse o conceito maisimportante da sua teoria, o materialismo histórico. Desse ponto de vista, a sociedade é determinada pelas suas condições socioeconômicas, que seria a base da estrutura, ou seja, a infra-estrutura. As outras partes da sociedade que se constroem sobre a infra-estrutura, Marx classifica como superestrutura, da qual faz parte a política, a justiça e a ideologia.
Foi com base no método dialéticoelaborado por gregos e estudado por Hegel, que Marx e Engels elaboraram suas análises. A dialética marxista pode ser expressa em uma fórmula matemática, envolvendo dois contrários – a tese e a antítese − que resultam em uma unidade transformada – a síntese. Um exemplo do método dialético pode ser encontrado no começo da idade moderna, sendo o desenvolvimento burguês uma antítese em relação aosprivilégios feudais do século XVIII, resultando, assim, na Revolução Francesa.
“A luta de classes é o motor da história”, disse Marx, com o propósito de explicar que é o antagonismo entre exploradores e explorados, ao longo da história, que induz às transformações sociais, e que essa luta de classes é resultado da estrutura produtiva, especialmente da existência da propriedade privada. Na idade...
tracking img