Socialismo e o trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (929 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito
Socialismo é a denominação genérica de um conjunto de teorias socioeconômicas, ideologias e políticas que apregoam a abolição das desigualdades entre as classes sociais. Incluem-se nessadenominação desde o socialismo utópico e a social-democracia até o comunismo e o anarquismo. Para caracterizar uma sociedade exclusivamente socialista são necessários que estejam presentes os seguinteselementos: LIMITAÇÃO DO DIREITO À PROPRIEDADE PRIVADA, CONTROLE DOS PRINCIPAIS RECURSOS ECONÔMICOS PELOS PODERES PÚBLICOS COM A FINALIDADE, TEÓRICA, DE PROMOVER A IGUALDADE SOCIAL, POLÍTICA EJURÍDICA.

Contesto Histórico do Socialismo.
Para entender o Socialismo é necessário conhecer o contesto histórico que motivou suas ideologias, o mesmo surge de um conjunto de aspectos sociais presentes naEuropa depois da idade média, onde foi instituído os Estados Nacionais com uma economia dependente da pratica do capitalismo mercantilista devido à expansão do mercado ultramarino que precedeu oCapitalismo Industrial, este por sua vez surge em 1750 com a revolução Industrial.
Aspectos econômicos da Revolução Industrial.
A revolução industrial iniciada na Grã-Bretanha, no século XVIII,estabeleceu um tipo de sociedade dividida em duas classes sobre as quais se sustentava o sistema capitalista: a burguesia, e o proletariado. Nessa ocasião o modelo capitalista se afirmou ideologicamente combase nos princípios do liberalismo: liberdade econômica, propriedade privada e igualdade perante a lei.

Aspectos Sociais da Revolução industrial.
Com o aumento da produção industrial, aumenta-se anecessidade de mão de obra e da jornada de trabalho (que chega a ser de 16h/dia), onde mulheres e crianças passam a ter mão de obra cada vez mais explorada devido às baixas remunerações. Todos estesacontecimentos acabaram gerando uma grande insatisfação na classe operaria que era desprezada e marginalizada pela burguesia, começa então os questionamentos filosóficos de intelectuais da época...
tracking img