Socialismo, comunismo, anarquismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (561 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Socialismo, Comunismo, Anarquismo!

Desde o surgimento do comunismo, ideologia criada após a Revolução Russa, as palavras “socialismo” e “comunismo” passaram a ser usadas como sinônimos por todo oséculo XX. Na verdade, embora ambas as teorias caminhem para o mesmo objetivo, existem certas diferenças conceituais entre as duas palavras. Em síntese, podemos dizer que o socialismo é uma etapa detransição do capitalismo para o comunismo.
Socialismo é um conjunto de doutrinas que tem por fim a socialização dos meios de produção. Partindo do pressuposto de que os problemas sociais derivam dasdesigualdades entre os indivíduos, o sistema visa à extinção da propriedade privada. O governo investiria no cidadão desde seu nascimento, no entanto, ficaria como se fosse o “dono” daquele indivíduo,que seria obrigado a seguir regras rígidas e a trabalhar para todos na medida de suas possibilidades.
Nesse sentido, ainda existe a necessidade de existência do Estado para coordenar a socializaçãodos meios de produção e defender os interesses dos trabalhadores contra a volta do sistema capitalista.
Comunismo é um sistema de governo onde não existem classes sociais, propriedade privada e, omais importante, não existe a figura do Estado; essa é a diferença. Em outras palavras, o socialismo é uma etapa de transição anterior ao comunismo que visa o desaparecimento do capitalismo. Nocomunismo, não há a necessidade de existência de um Estado em virtude do fato de que todas as decisões políticas são tomadas pela democracia operária.
Ao contrário do que muitos pensam, a etapa docomunismo nunca foi atingida por nenhum país, uma vez que não houve nenhuma sociedade onde se registrou a ausência de um Estado.
O SOCIALISMO é um SISTEMA DE GOVERNO que serve como TRANSIÇÃO do capitalismopara o comunismo. No governo socialista, um LIDER assume o comando para SOCIALIZAR OS MEIOS DE PRODUÇÃO - fabricas, fazendas... - que no capitalismo eram comandados pelos burgueses. Para implantação...
tracking img