Anarquismo, socialismo, comunismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1790 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Socialismo

Princípios

Verdadeiros socialistas defendem uma sociedade totalmente desprovida de classes, na qual o governo controla todos os meios de produção e distribuição de bens. Os socialistas acreditam que esse controle seja necessário para eliminar a competição entre as pessoas e para colocá-las em igualdade. O socialismo também é caracterizado pela ausência da propriedade privada. Aideia é que caso todos trabalhem, todos colherão os mesmos benefícios e prosperarão igualmente. Consequentemente, todos recebem parcelas iguais em lucro, cuidados médicos e outras necessidades. O socialismo é difícil de ser definido porque possui muitas corporificações. Mas em uma coisa os socialistas concordam: que o capitalismo oprime as classes mais baixas. Os socialistas acreditam que, emvirtude da natureza competitiva do capitalismo, a minoria rica mantém controle sobre a indústria, efetivamente reduzindo salários e oportunidades para as classes trabalhadoras. O principal objetivo do socialismo é eliminar as distinções entre as classes, transferindo o controle da indústria para o Estado. Isso resultaria numa sociedade harmoniosa, livre de opressão e instabilidade financeira. Algumasdas outras formas de socialismo incluem alguns objetivos.


Socialismo corporativista - com base no início do século XIX na Inglaterra, esse socialismo era composto de trabalhadores corporativos (similares a sindicatos) responsáveis pelo controle e administração dos bens. 


Socialismo utópico - defende a posse da indústria pela sociedade e a renúncia voluntária e pacífica da propriedade aoEstado. Implementado em comunidades como a Nova Lanark.

Socialismo de Estado - transfere as principais indústrias à operação e posse públicas. 


Socialismo cristão - desenvolvido na Inglaterra em 1948, essa ramificação teve início no conflito entre a indústria altamente competitiva e os princípios cristãos. Sociedades socialistas cristãs são caracteristicamente guiadas por líderes religiososem vez de grupos socialistas. 


Anarquismo - opõe-se à dominação exercida pela família, Estado, líderes religiosos e classes de alto poder aquisitivo. O Anarquismo se opõe completamente a qualquer forma de repressão e tem sido associado a eventos radicais, incluindo homicídios na Itália, na França e na Grécia. O presidente americano William McKinley foi assassinado por um anarquista. Socialismo de mercado - freqüentemente mencionado como uma conciliação entre o socialismo e o capitalismo. Nessa forma de sociedade, o governo ainda detém muitos dos recursos, mas o poder do mercado determina a produção e a demanda. Trabalhadores do governo também são estimulados a aumentar sua eficiência. 


Agrarianismo - forma de socialismo que defende a distribuição imparcial das terras entreos camponeses e a auto-gestão governamental semelhante à da vida comunitária. Os ideais agrários foram populares nos Estados Unidos no início do século XX, contudo, o aumento do controle do governo deteve seu desenvolvimento.

Principais pensadores

O principal pensador do socialismo foi Karl Marx (socialismo científico), mas há outros como Friedrich Engels (socialismo científico),Saint-Simon (1760-1825), Charles Fourier (1772-1837), Louis Blanc (1811-1882) e Robert Owen (1771-1858), conhecidos como criadores do socialismo utópico.

Contexto histórico

A história do socialismo encontra suas origens na Revolução Francesa e nas mudanças trazidas pela Revolução Industrial, apesar de ele ter precedentes em movimentos e idéias anteriores. Assim como o conceito de capitalismo, elecontém uma grande gama de visões.

O termo 'socialismo' é geralmente atribuído a Pierre Leroux em 1834, que chamou de socialismo "a doutrina que não desistiria dos princípios de Liberdade, Igualdade e Fraternidade" da Revolução Francesa de 1789, ou a Marie Roch Louis Reybaud na França, ou então na Inglaterra a Robert Owen, que é considerado o pai do movimento cooperativo.

A maioria dos...
tracking img