Sobre o conceito de conceito antropologico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE PADRE JOÃO BAGOZZI

TRABALHO DE HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA II

CURITIBA / PR 2010

Questões sobre John Locke
1- Qual é a grande crítica que os empiristas fazem aos racionalistas?
R- A grande critica dos empiristas aos racionalistas é que as idéias não são inatas, para os empiristas, tudo o que pensamos ou imaginamos se baseia em dados colhidos pelos nossos sentidos, emsensações, naquilo que já vimos, ouvimos, tocamos. A mente do individuo que nasce é como uma “tabula rasa” sem nada saber, as idéias não nascem com os homens.
2- Embora muitos considerassem Locke o pai do empirismo, ele também foi dito por alguns, como filósofo “empirista racional”. Em sua opinião o que haveria de racionalismo na teoria de Locke?
R- Retomando uma concepção de Galileu, eafastando-se da visão estritamente empirista, Locke dirá também que as coisas do mundo exterior possuem qualidades primarias, como extensão figura, solidez e movimento- ou seja, propriedades numéricas, quantitativas.

3- Descartes afirma que as idéias são inatas em nós e que a experiência só as faz despertar para Locke, no entanto, todas as idéias vêm da experiência, isto é, dos sentidos e dareflexão. Com qual dessas teorias você concorda, por enquanto? Por quê?
R- Por enquanto concordo com os empiristas, ao meu ver parece mais lógico, nascemos sem saber nada e vamos aprendendo durante a vida. Até mesmo a própria idéia de Deus foi criada com homens adultos como Abraão, se fosse inata, Deus não precisaria se manifestar aos homens como assim o fez.
4- Com que argumentos Locke critica adúvida cartesiana?
R- Segundo Locke, o conhecimento se da quando a mente, nas operações que realiza com idéias oriundas dos sentidos ou da reflexão, procura perceber o acordo ou desacordo que existe entre essas idéias(como por exemplo o branco e o preto, a mente passa a conhecer o que é um e outro e logo os diferencia atribuindo nome)assim sendo todos nos teríamos o conhecimento intuitivo deexistir, dados pelos sentidos e pela reflexão.
5- De acordo com a teoria de Locke de que formamos idéias a partir das qualidades primárias e secundárias que as coisas exteriores possuem como você explicaria as afirmações: “o café está forte” e “A quadra de tênis é retangular”?
R- A afirmação “o café está forte” se enquadra nas qualidades secundárias, pois as qualidades secundárias do objeto nãopassam de dados dos sentidos, isto é, elas são apenas idéias que dependem de como os órgãos dos sentidos foram afetados pelas coisas, que pode variar de individuo para individuo, deixando-nos sem saber com certeza qual é a característica verdadeiramente presente na coisa em questão.
A afirmação “a quadra de tênis é retangular?” é de qualidades primárias. As idéias que formamos a partir dasqualidades primárias correspondem à aquilo que verdadeiramente existe nas coisas e não nos sentidos. Basta verificar se a quadra de tênis possui uma figura na forma retangular para afirmar se ela é ou não retangular, possui a idéia de substancia, extensão.
6- O trecho acima pertence a uma obra escrita por Leibniz por volta de 1704, em resposta às teses empiristas apresentadas por Locke em seu Ensaioacerca do entendimento humano. Qual é a tese do filósofo inglês que Leibniz pretende rebater? De que metáfora ele se utiliza para isso? Explique, com suas palavras, no que consiste essa tese de Locke.
R- Leibniz era racionalista, ele acreditava que as idéias eram inatas, ao contrário de Locke que era empirista, Leibniz rebate essa idéia usando a metáfora do mármore, os veios já estão presentesno mármore, é inato, basta alguém fazer o trabalho, esculpir o Hercules em mármore por exemplo.
As idéias são adquiridas com a experiência, conforme a criança vai crescendo ela vai aprendendo os conceitos.

Questões sobre David Hume
1. A causalidade é somente um esquema mental ou existe verdadeiramente na realidade?
R- A causalidade é um esquema mental, é um produto do hábito de...
tracking img