Sobre durkheim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3077 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
E. Durkheim
A Divisão do Trabalho Social. Anotações - As etapas do Pensamento Sociológico - R. Aron

Solidariedade Orgânica e Solidariedade Mecânica.
Durkheim, ao analisar a constituição do individuo na sociedade, passa a distingui-la em duas formas de convivência social, no qual o autor se refere como solidariedade: estas podem se dividir em Solidariedade Mecânica e Solidariedade Orgânica.A solidariedade mecânica se determina pelas “semelhanças” entres os indivíduos que formam a sociedade, os indivíduos se diferenciam pouco entre uns e outros, reconhecem os mesmos sentimentos, valores e objetos como sagrado.
A solidariedade orgânica é resultado das diferenças entre os indivíduos, ou seja, predomina o consenso (justamente por serem diferentes se necessita o consenso e “sãodiferentes porque o consenso se realiza” p.298). Durkheim denomina orgânica, por comparar esta coletividade com o corpo humano, onde cada órgão distinto entre si desempenham funções para o organismo e são vitais para o funcionamento do mesmo.
“O individuo não vem em primeiro lugar. A tomada de consciência da individualidade decorre do próprio desenvolvimento histórico. P.298”

Estrutura de sociedadeSegmentaria.
Pesquisar e compreender o conceito.
Consciência coletiva.
“Segundo Aron, ao analisar Durkheim, a consciência coletiva só existe em função dos sentimentos e crenças presentes nas consciências individuais, mas se distingue, pelo menos analiticamente, destas ultimas, pois evolui segundo suas próprias leis e não é apenas a expressão ou efeito das consciências individuais. p.300”Segundo o texto, a consciência coletiva se apresenta com maior ou menor intensidade devido às características da própria sociedade a que pertence, nas sociedades de solidariedade mecânica, esta consciência coletiva se constitui pelos imperativos e pelas proibições sociais. Em analise pessoal, compreendo que estes imperativos são determinados pelos valores e pelas tradições destas sociedades, estesfatores tem por origem o grupo e não o individuo, ou seja, apresenta ser uma força superior, transcende as vontades individuais. (se for em comparação a Kant, se assemelharia ao mundo aprioristico.)
“Quanto mais forte a consciência coletiva, maior a indignação com o crime, isto é, contra a violação do imperativo social. p.301”
Nas sociedades de solidariedade orgânicas, a uma redução eenfraquecimento da “esfera da existência que cobre a consciência coletiva.” Neste tipo de solidariedade, os indivíduos, em muitas situações, tem a liberdade de crer, de querer agir conforme suas preferências.” (logicamente a outros valores que criminalizam certas condutas, mesmo com esta idéia de liberdade, os crimes sociais também são julgados, as vezes, de forma sectária, trazendo a sociedade valores quaseque universais de conceitos como “moral, ética, bem, maldade, justiça, no entanto, a definição destes conceitos pela própria consciência coletiva também representam valores hegemônicos (no marxismo poderíamos chamar de valores de classes) que predominam nas sociedades, o que reforça o fato destes fenômenos serem julgados nas sociedades de solidariedade orgânica com certa abstração.”)
Segundo otexto “[...] o individuo nasce da sociedade e não a sociedade que nasce do individuo. p.301.”
Durkheim ao organizar seu pensamento em relação à sociedade sobre o individuo aborda pelo menos em dois sentidos, o primeiro se refere a “ [...] prioridade histórica em que os indivíduos se assemelham uns aos outros e estão, por assim dizer, perdidos no todo, [...].”
Segundo Durkheim, “as sociedadescoletivistas, onde cada um se assemelha a todos, (solidariedade mecânica) vêm historicamente em primeiro lugar”
Obs, reler pág, 301, ultimo parágrafo e a continuação na pág. 302.
“No estudo da divisão do trabalho, Durkheim descobriu duas idéias essenciais: a prioridade histórica das sociedades onde a consciência individual está inteiramente fora de si e a necessidade de explicar os fenômenos...
tracking img