Resenha sobre durkheim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (542 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Lavras
Curso: Pedagogia
Disciplina: Sociologia
Professor/a formador/a: Vera Simone Schaefer Kalsing
Professor/a tutor/a: João José da Silva Júnior

Resenha: ÉmileDurkheim



Mônica Cristina de Moura Pereira

Émile Durkheim foi um pesador que colaborou para a instituição da sociologia como ciência empírica. Teve como base as transformações ocorridas comas Revoluções Francesa e Industrial. Durkheim defendia que o avanço da humanidade está no progresso.

Em decorrência da substituição da antiga ordem social torna-se necessária a criação de umnovo sistema científico e moral capaz de dar suporte à sociedade moderna que se instala com a industrialização. A vida coletiva passa a ser vista não mais como a ampliação da individual, mas sim comocomplexa e distinta. Durkheim contesta tendências dominantes de sua época por ver nas ciências sociais uma expressão da consciência racional. Os fatos sociais são dotados de vida própria, externo aoindivíduo, mas que exercem autoridade sobre seu agir, pensar e sentir. Mas para que um sociólogo possa observar um fato social com imparcialidade é necessário afastar-se das prenoções enxergando-o comocoisa passível de ser reconhecida.

A sociedade é vista como a síntese de fenômenos originados na coletividade. Os fatos sociais podem ser menos consolidados, aqueles momentâneos, ligados àmaneira de agir ou cristalizados que constituem a maneira de ser e são internalizados através da socialização metódica do processo educativo. Os valores também se apresentam como componentesimportantes da sociedade. As regras morais possuem uma autoridade que implica a noção de dever aparecendo como desejáveis em função do respeito pelos ideais coletivos da sociedade.

A solidariedademoral torna-se responsável pela coesão entre os indivíduos a partir da consciência comum ao grupo ou individual. As duas consciências juntas formam o ser social. A solidariedade pode ser dividida em...
tracking img