Paper sobre durkheim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE SOBRE PENSAMENTOS DE DURKHEIM

Belo Horizonte
2011

ANÁLISE SOBRE PENSAMENTOS DE DURKHEIM

Trabalho apresentado à disciplina Metodologia do Trabalho Científico,


Belo Horizonte
2011

Sumário

1.INTRODUÇÃO..........................................................................................1

2.CONTEXTO HISTÓRICO DEDURKHEIM...............................................2
2.1Fatos sociais..........................................................................................3

3.SOLIDARIEDADE E SEUS TIPOS...........................................................5

4.MORALIDADE E ANOMIA........................................................................65.SUICÍDIO....................................................................................................8

CONCLUSÃO...............................................................................................10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................11

1.INTRODUÇÃO

Este trabalho aborda sobre os conceitos desenvolvidos por Èmile Durkheim relacionando-os com o período vivido pelo autor. Com isso, é possível compreender oque a sociedade da época vivia baseando-se no pensamento de Durkheim. Este trabalho pretende interpretar, sob a ótica de Durkheim os comportamentos sociais e seu entendimento sobre as vidas dos europeus durante os importantes fatos dos séculos do final do século XVIII e século XIX.
É importante relevar que os estudos de Durkheim possuem ainda hoje uma grande importância no âmbito sociológico o qualé capaz de analisar alguns fenômenos que ocorrem na sociedade contemporânea. E, dessa forma, é possível compreendê-los e, com isso, facilitando a vivência em sociedade.
Neste trabalho, haverá os conceitos trabalhados pelo autor escolhido relacionando-os com o cotidiano da época vivida por ele. Pretende-se revelar idéias durkheimianas sobre o contexto que era vivido no período, fatos sociais,tipos de solidariedade, moralidade e anomia e suicídio.

.

2. CONTEXTO HISTÓRICO DE DURKHEIM

Èmile Durkheim (1858-1917), sociólogo francês, é considerado um dos grandes teóricos da sociologia e contribuiu para a sua consolidação como uma ciência empírica. Ele viveu em um período em que a Europa passava por grandes transformações tecnológicas, modernizações e por guerras. Com isso, eleestuda a transformação dos pensamentos humanos dessa época e seus valores.

As referências necessárias para situar seu pensamento são, por um lado, a Revolução Francesa e a Revolução Industrial e, por outro, o manancial de idéias que, sobre esses mesmos acontecimentos, vinha sendo formado por autores como Saint-Simon e Comte. Entre os pressupostos constitutivos da atmosfera intelectual da qual seimpregnaria a teoria sociológica durkheimiana, cabe salientar a crença de que a humanidade avança no sentido de seu gradual aperfeiçoamento, governada por uma força inexorável: a lei do progresso. (QUINTANEIRO, 2003)

Essas idéias são tipicamente iluministas e isso em conjunto com a revolução francesa e a revolução industrial fez com que os valores e as idéias do antigo regime fossem sealterando. Com isso, o objeto das ciências sociais demandava um método positivo de pesquisa, baseado na observação,indução e experimentação.
Durkheim também recebeu influência da filosofia racionalista de Immanuel Kant, entretanto não copiou seus pensamentos, mas transformou-o em uma nova forma teórica. O sociólogo, entretanto, também criticou outros pensadores como Herbert Spenser o qual chamou seupensamento de individualista utilitarista, este pensa que a cooperação é resultado espontânea das pessoas visando atender interesses pessoais. Durkheim via a consciência social como uma expressão racional, no entanto não excluía sua relação com a história, com a psicologia e com a economia.

2.1 FATOS SOCIAIS

Para Durkheim, todo o modo de pensamento e de ação de uma determinada sociedade é...
tracking img