Sobre daens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1674 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SINOPSE: Drama indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro de 1993. Narra a história do Padre belga Adolf Daens(Jan Decleir), um pioneiro na luta pelos direitos dos trabalhadores em seu país na virada do século. Nessa época, as tecelagens do norte da Bélgica decidiram substituir os operários por mulheres e crianças, a quem pagavam salários menores. Conseguiam, assim, manter preços que permitiamenfrentar a concorrência da indústria inglesa. Essa era a situação, por exemplo, na cidade de Aalst, para onde vai o padre Daens. Impressionado pela miséria que presencia, o religioso lidera um movimento de protesto.
Um belíssimo filme, que partindo de seu tema, o trabalho das mulheres(e a comparação dos salários dos Homens) e do trabalho do menor, se mantém atualíssimo, e contado de formabrilhante, pois trama e roteiro andam lado-a-lado com as caminhadas e reivindicações do padre Daens e a belíssima atuação de Decleir, o que confere mais verossimilhança à história.

Leia mais: http://cap-unicamp.webnode.com.br/products/daens%20-%20um%20grito%20de%20justi%C3%A7a/
Crie seu site grátis: http://www.webnode.com.br

Filme Daens “Um Grito de Justiça” e o Manifesto Comunista_ Marx eEngels

                 Alguns pontos sobre o debate feito na reunião do GETT sobre o Manifesto Comunista e a relação com os fatos apresentados no filme “Daens” Um grito de Justiça, sobre a relação Operariado e Burguesia, a intensificação da Industrialização Europeia no período final do sec. XIX, que culminou em divergências politicas e religiosas sobre as condições de trabalho nas fábricas daEuropa.
                O final do sec. XIX está vinculado ao inicio do período de Industrialização Europeu com a consolidação do sistema capitalista de produção, tendo como setor predominante às indústrias têxteis que empregavam a maior parte da mão de obra neste período industrial, caracterizado por mulheres e crianças, devido à ausência de leis reguladoras do trabalho.
                Asubstituição do sistema feudal antigo pelo modelo industrial moderno alterou toda a forma de produção no período industrial enquanto antes se produzia para a própria manutenção do grupo com produção limitada de excedente. No sistema de produção industrial o principal objetivo passa a ser a produção de excedentes, com objetivo de obter lucro restrito ao proprietário dos meios de produção, maquinas e insumos.                Junto ao crescimento industrial Europeu ocorrem os conflitos trabalhistas e de classe e mobilizam pequenos grupos de igreja e partidos socialistas, que passam a observar este modelo de produção a partir da visão do operariado em conflitos ao sistema burguês. Estes conflitos irão permear todo o andar do período industrial, determinando as diferenças entre a classe burguesa e ooperariado, onde tanto um quanto o outro estarão em constante conflito social. A burguesia que implantou esta nova forma de produção - o modelo capitalista de produção industrial - alterando as relações de mercado e trabalho. Sobretudo as relações entre empregado e patrão, explorando o trabalhador para extrair a mais-valia aumentando as horas de trabalho bem como a diminuição de salários. Padrão demanipulação dos mercados globais ocasionado pelas constantes crises econômicas mundiais, pela implantação da modernização dos processos produtivos que retiram a mão de obra dos postos de trabalho e transferência das indústrias dos polos centrais para centros secundários devido à ausência de regulações por parte dos sindicatos e incentivos de governo locais sobre alocação de terreno e isenção deimpostos.
                Um novo modelo industrial de produção e relações de trabalho em melhores condições trabalhistas, com salário mais condizente com a produção do operário e carga horária mais justa que possibilite ao trabalhador uma especialização técnica e convívios sociais se faz necessário ao padrão de produção industrial permeado ao maior lucro sobre a mais-valia do trabalho.
Victor...
tracking img