So me registrando mesmo...

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1163 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
E.C.G. – Eletrocardiograma
Monitoramento dos batimentos cardíacos
Marcos Paulo Hirth¹; Valdinei de Andrade Reis²; Luis Eduardo Palomino Bolivar3
FUnC – Fundação Universidade do Contestado – Canoinhas-SC
1-Acadêmico do curso de Engenharia Elétrica, FUnC Campus Canoinhas; 2- Acadêmico do curso de Engenharia Elétrica, FUnC Campus Canoinhas; 3-Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica eEngenharia em Telecomunicações, FUnC Campus Canoinhas; Contatos:1-marcoshirth@hotmail.com/2-dinei_andrade@yahoo.com.br/3-palomino@unc.br





Resumo — Este trabalho tem como finalidade mostrar o comportamento dos componentes eletrônicos utilizados para análise de pequenos sinais elétricos emitidos pelo corpo humano. A aquisição de dados (sinais elétricos) é realizada pelo circuito mostradoabaixo, sendo que o mesmo amplifica os sinais emitidos pelo coração e temos como resultado a característica do sinal de um eletrocardiograma.
Palavras chaves: Eletrocardiograma, componentes eletrônicos, sinais elétricos.

1. INTRODUCAO
O ECG (Eletrocardiograma) é o registro das variações de pequenos sinais elétricos emitidos pelo coração em atividade. É de grande importância, para a medicina emgeral, o acompanhamento desses sinais para detectar possíveis anormalidades em pacientes.
Podemos observar nesse trabalho o esquema e os materiais utilizados no circuito eletrônico, os métodos utilizados para aquisição dos dados, juntamente com a apresentação do eletrocardiograma do paciente em tempo real.

2. O ELETROCARDIOGRAMA
Durante sua atividade o coração age como um gerador de correnteselétricas as quais se espalham nos músculos do próprio coração, gerando potenciais elétricos cuja evolução no espaço e tempo podem ser medidas. Assim funciona o eletrocardiograma que nada mais é do que o registro da variação do potencial elétrico nos músculos do coração.
O ECG é constituído de ondas características (P, Q, R, S, T) as quais correspondem a eventos elétricos das atividades domúsculo cardíaco. Essas formas de ondas são apresentadas na Figura 1 abaixo.

Figura 1. Elementos do eletrocardiograma normal.
A onda P é causada pelos potenciais elétricos gerados quando os átrios se despolarizam, antes da contração atrial. O complexo QRS é causado pelos potenciais gerados quando os ventrículos se despolarizam antes de sua contração. A onda T é causada pelos potenciais geradosquando os ventrículos se recuperam do estado de despolarização.
A. Ritmo Cardíaco
Analisando os períodos dos batimentos cardíacos chegamos ao ritmo cardíaco, que nos mostra a frequência da repetição desses intervalos. Esse ritmo pode ser observado e analisado pela medicina para detectar possíveis arritmias, ou seja, anormalidades apresentadas pelo coração.
Normalmente pequenas variações podemocorrer. Podemos perceber e registrar alterações do ritmo cardíaco ou da frequência. A frequência normal dos batimentos cardíacos é de 60 até 100 ciclos, ou batidas, por minuto. Em crianças, esses números costumam ser um pouco mais elevados. Nas alterações de ritmo cardíaco, os batimentos apresentam alterações do tempo que decorre entre um batimento e o outro.
As alterações do ritmo cardíaco oudas conduções dos estímulos podem ser letais (morte súbita), podem ser sintomáticas (síncopes, tonturas, palpitações) ou podem ser assintomáticas.

3. METODOS
Para registrar as pequenas variações dos sinais elétricos emitidos pelo corpo humano, foi montado um circuito que amplifica o sinal do coração e utilizado eletrodos fixados em locais específicos na pele do paciente para registrar essessinais. Foram fixados três eletrodos, sendo um acima e outro abaixo do coração e o terceiro no punho. Esses eletrodos estão ligados ao circuito eletrônico que amplifica em 1000 vezes o sinal. Observamos no osciloscópio e no computador o ECG do paciente.


4. ARQUITETURA DO HARDWARE
O hardware do sistema foi montado com amplificadores operacionais, resistores, capacitores e potenciômetro....
tracking img