Smartphones e seus o.s

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6500 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS - FMU


Brivaldo G dos Santos Junior - 01
João Paulo Silva – 27
Leandro Henrique da Silva – 33
Robinson Barbosa - 62

Discurso do Trabalho
Os Smartphones e os O.S

TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

SÃO PAULO

2011
FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS - FMU


Discurso do Trabalho
Os Smartphones e os O.STECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Trabalho apresentado para avaliação acadêmica na disciplina de Introdução a Computação do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU, ministrada pelo Prof. Adilson Vieira de Castro

SÃO PAULO

2011
O que é um smartphone?
Smartphone (telefone inteligente, numa tradução livre doinglês) é um telefone celular com funcionalidades avançadas que podem ser estendidas por meio de programas executados por seu sistema operacional.
Geralmente um smartphone possui características mínimas de hardware e software, sendo as principais a capacidade de conexão com redes de dados para acesso à internet, a capacidade de sincronização dos dados do organizador com um computador pessoal, e umaagenda de contatos que pode utilizar toda a memória disponível do celular – não é limitada a um número fixo de contatos.Um smartphone pode ser considerado um telefone celular com as funcionalidades de um PDA.
O ínício
O smartphone virou um aparelho prioriário na vida de muita gente.O primeiro smartphone da história é o IBM Simon Personal Comunicator, de 1992, criado a partir de uma parceria daIBM com a BellSouth. Ele chegou ao mercado norte-americano em 1994 ao preço de US$ 899. Além de fazer ligações telefônicas, o IBM Simon tinha calendário, agenda, relógio, calculadora, bloco de notas, acesso a e-mails e jogos. Ele não possuía botões e, sim, uma tela touschscreen. Seus recursos como PDA e fax, tela sensível ao toque e outras funções avançadas para a época justificava seu preço.
Oprimeiro no Brasil
Em 2001 a empresa Kyocera lançou o modelo QCP 6035 no mercado brasileiro, o primeiro por aqui a mesclar funções de celular e de computador. O sistema operacional era o Palm OS, e possuía conexão com a internet. O preço era cerca de 2900 reais.
Funções Integradas aos Smartphones
Um aparelho de última geração pode ter mais de 32 GB de dados disponíveis, além de GPS nativo,filmadora, câmera digital, editores de texto, planilhas eletrônicas e centenas de aplicativos. A integração das funções no dispositivo também é de grande importância. Alguns aplicativos podem utilizar o GPS, o tocador (player) de música e a conexão de dados simultaneamente – caso do Nokia Sports Tracker. Com esses recursos, durante um treinamento de corrida ou caminhada, o usuário pode acompanhar suavelocidade, a distância percorrida e o tempo de duração, além de ouvir música. Também é possível exportar os dados para o Google Earth, ver o trajeto no mapa e verificar quais músicas foram ouvidas no percurso.
Palm
O PalmOS começou como um sistema muito simples, destinado a oferecer funções de assistente pessoal, utilizando pouco processamento e pouca memória RAM. Essa característica acabousendo fundamental para o sucesso da plataforma, já que os aparelho podiam ser simples, leves e baratos. Para ter uma idéia, o Palm original, batizado de Pilot 1000 utilizava um processador Motorola Dragon Ball de apenas 16 MHz, combinado com 128 KB de memória e uma tela monocromática de 160×160.
Em 1995, a fabricante de modems U.S. Robotics adquire a Palm, que, em março de 96, coloca no mercado oPilot 1.000 e o Pilot 5.000.
É no final de 97 que a Palm decide licenciar o sistema Palm OS. Em maio de 99, um micro de mão conecta-se à internet.
O primeiro Treo lançado pela Palm foi o Treo 600, lançado em 2003. Ele utilizava um processador de 144 MHz e uma tela de 160×160, que limitavam bastante as funções do aparelho. Em 2004, foi lançado o Treo 650, que trouxe um processador...
tracking img