Smart

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1136 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

1.1 TEMA

1.1.1 Delimitação do Tema

O surgimento da eletricidade como uma tecnologia foi uma das maiores descobertas do homem. Com ela, a humanidade produziu mais, viveu melhor e inventou mais coisas. Mas seu uso ficou praticamente estagnado no tempo após sua evolução inicial.
Segundo Leão (2009, p. 9), Thomas Alva Edison revolucionou a forma de se ver a eletricidade comsua invenção, a lâmpada elétrica no ano de 1879, tornando-a um bem comercial ao criar a primeira usina de geração elétrica do mundo sendo esta em corrente contínua no ano de 1882.
Nikola Tesla entrou em confronto com as ideias de Edison apontando a ineficiência da corrente contínua para sistemas de distribuição, inventando o motor de indução e síncrono e o sistema polifásico, assim estabelecendoargumentos para uma nova forma de transmissão de energia elétrica, a transmissão por corrente alternada (VUJOVIC, 1998).
George Westinghouse Jr. comprou a patente do motor trifásico de Tesla e o contratou para juntos transformar em realidade esta forma de transmissão defendida por Tesla (GUIMARÃES, 2009). Esta forma de transmissão foi popularizada por Westinghouse e tornou-se o padrão mundial.Após esse período de desenvolvimento houveram várias melhorias nas redes de distribuição e concessionárias dentro de um curto espaço de tempo. Em seguida veio uma estagnação tecnológica na área, mas ainda existem vários problemas a serem resolvidos. Entre eles destacam-se o furto de energia, fugas de corrente, as imprecisões dos medidores analógicos e na leitura da medição.
O crescente uso daautomação e evolução desta, traz como possibilidade a utilização da recente tecnologia Smart Grid nas residências e redes de distribuição. Esta tecnologia veio com o intuito de solucionar a maior parte dos atuais problemas relativos a ineficiência da rede de distribuição elétrica e modernizar a mesma.
Segundo a força tarefa da União Europeia para Smart Grid (2010, p. 6), o Smart Grid é uma rede elétricaque usa eficientemente a energia considerando o comportamento e ações dos usuários conectados a ela, isto inclui geradores, consumidores, entre outros. Desta forma, garante-se um sistema de potência sustentável e economicamente eficaz com poucas perdas e alto nível de segurança.
Com a implantação do Smart Grid espera-se que haja uma maior integração entre os sistemas de potência elétrica dospaíses, visando, por exemplo, criar novas opções de gerenciamento das linhas, evitando ou diminuindo congestionamentos; uma redução do impacto ambiental e social; e segundo Camargo (2009), o usuário terá possibilidade de monitorar seus gastos e administrar uma geração própria.
Segundo Guimarães (2009), para implantação do Smart Grid será necessário a atualização dos medidores analógicos paradigitais, instalação de sensores para monitoramento em tempo real do sistema e concentradores pela rede englobando a geração, transmissão e consumo de energia elétrica.
Como este é um sistema que pretende ser adotado em vários países é necessário uma padronização. A forma mais simples de fazê-la é através da elaboração de normas padronizadoras.
Os EUA foi um dos países pioneiros na criação de normaspara o Smart Grid sendo esta a IEC 61850, porém suas padronizações não são aceitas em vários locais ao redor do mundo. A União Européia, desde 2009, realiza reuniões com o intuito de discutir tecnologias e estabelecer regras para o Smart Grid (FORÇA TAREFA DA UNIÃO EUROPEIA, 2010).
O Smart Grid não é capaz de transmitir as informações sozinho, portanto necessita de tecnologias de transmissão dedados atuando conjuntamente. Uma dessas tecnologias que poderão ser utilizadas é a tecnologia de Power Line Communications (PLC) ou Comunicação pela Rede de Energia.
A tecnologia para comunicação de voz em redes de alta tensão começou a ser desenvolvida em 1920. A primeira técnica desenvolvida para transmissão de dados via rede elétrica foi o RPC (Ripple Control) em 1930. Era utilizada para...
tracking img