Smart grid

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1977 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Encontrar fontes geradoras de energia limpa e equacionar o crescimento desta demanda não são os únicos desafios vividos pela sociedade contemporânea. Nas próximas décadas será preciso aumentar também a confiabilidade dos sistemas de distribuição e transmissão energética.
O que foi projetado para atender a uma realidade do século XX, seguramente não conseguirá acompanharsatisfatoriamente as tendências de demanda do século XXI, onde o consumo de energia elétrica insiste em crescer a taxas sempre mais elevadas que o próprio PIB dos países.
Trata-se, portanto, de um desafio planetário. Especialistas do mundo todo vêm discutindo a fragilidade da infraestrutura de energia elétrica e o custo que interrupções na rede representam, não só para as concessionárias e consumidores,mas, sobretudo para a economia como um todo. Falhas na rede elétrica em efeito dominó podem trazer prejuízos incalculáveis - fatos como o ocorrido em 1999, onde 75 milhões de brasileiros ficaram por quatro horas sem energia, dão a dimensão exata do desafio que se tem pela frente.
O conceito Smart - A automação, ou digitalização, das redes que compõem o sistema elétrico é visto pelos especialistascomo a saída para que ele passe para um novo patamar tecnológico. O conceito Smart Grid ou Rede Inteligente busca incorporar tecnologias de sensoriamento, monitoramento, tecnologia da informação e telecomunicações para o melhor desempenho da rede, identificando antecipadamente suas falhas e capacitando-a a se auto recompor diante de ocorrências que afetem sua performance.

O que é Smart Grid?Smart grid ou rede inteligente, em termos gerais é a aplicação de tecnologia da informação para o sistema elétrico de potência, integrada aos sistemas de comunicação e infra estrutura de rede automatizada. Especificamente, envolve a instalação de sensores nas linhas da rede de energia elétrica, o estabelecimento de um sistema de comunicação confiável em duas vias com ampla cobertura com os diversosdispositivos e automação dos ativos. Esses sensores são embutidos com chips que detectam informações sobre a operação e desempenho da rede - parâmetros, tais como tensão e corrente. Os sensores, então, analisam essas informações para determinar o que é significativo - por exemplo, está com tensão muito alta ou muito baixa.

Vantagens dessa Tecnologia:

As vantagens da smart grid sobre a redeatual são inúmeras. Uma das mais importantes
é a possibilidade de concessionárias e consumidores lidarem melhor com as variações de energia, uma vez que aquelas, graças ao uso de medidores digitais, poderão reduzir as perdas totais na distribuição de energia elétrica. Ainda, o preço da energia poderá sofrer modificações estratégicas, como, por exemplo, revisão de tarifas em horários de pico.Técnicos afirmam que será possível ampliar a redução do consumo neste período, evitando sobrecargas e blecautes. Além do mais, num futuro próximo, os eletrodomésticos incorporarão tecnologias que permitirão tirar vantagens das oscilações do preço de energia. Tudo isso significa mais eficiência energética, menos desperdício e melhor desempenho operacional com vantagens para quem produz, distribui econsome energia.
Outra vantagem muito bem vista da tecnologia smart grid é a possibilidade das empresas concessionárias verificarem através de seu sistema que será totalmente interligado com os consumidores, possíveis quedas de energia diretamente no local onde ocorreu o problema. Em poucos minutos, a concessionária poderá enviar equipes diretamente ao local atingido, para restabelecer a normalidadede fornecimento. Problemas com roubo de energia também não irão mais ocorrer, uma vez que as empresas terão todos os subsídios necessários para controlar o real consumo de seus clientes.

Desvantagens:

Smart Grid: como serão remunerados os investimentos?

A primeira parte do projeto estratégia de pesquisa e desenvolvimento que envolveu 33 distribuidoras e quatro geradoras foi concluída...
tracking img