Projeto sobre transporte coletivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2155 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O processo de globalização e a sua função transformadora do espaço no período atual podem ser plenamente caracterizados pela presença de diferentes tipos de redes geográficas que dinamizam os sistemas produtivos e redefinem em escala global o uso do território, conferindo novas possibilidades aos fluxos de materiais como objetos, mercadorias, pessoas e de imateriais como os dados,informações, comunicação. Ainda que isto ocorra de forma bastante diferenciada nos lugares, pois os diferentes tipos de redes e de sistemas de transporte não ocorrem de forma homogênea no território e não atendem aos interesses de todos os agentes, as funções de articulação das ações e de otimização do trabalho desempenhadas pelas redes geográficas tornam-se restritas e limitadas, sobretudo paraaqueles lugares e ações que aparecem como sendo residuais (sem importância) aos interesses do sistema político-econômico hegemônico. Há um caráter de dualidade nas redes (integração/fragmentação), considerações que são feitas a partir da natureza atual dos sistemas de transportes. As lógicas corporativas de instalação e uso das redes no sistema de transporte brasileiro exemplificam este problema eaparecem como ponto de partida para repensarmos novas estratégias políticas para o uso das redes.

OBJETIVO GERAL

Analisar as mudanças ocorridas no sistema de transporte urbano coletivo de Vitória da Conquista ocasionado pela quebra do “monopólio” e pela reforma do terminal da Avenida Lauro de Freitas.

OBJETIVO ESPECÍFICO

* Pesquisar as definições existentes sobre transporte coletivoa fim de Definir o que é transporte urbano coletivo;
* Verificar as mudanças ocorridas no transporte coletivo de Vitória da Conquista após a “quebra” do monopólio;
* Identificar a importância do transporte coletivo para o centro urbano de Vitória da Conquista;
* Analisar a qualidade e a acessibilidade do sistema de transporte oferecido pelas empresas de ônibus que atuam na cidade;* Verificar de que forma está sendo organizado o sistema de transporte de Vitória da Conquista, (distribuição das linhas de ônibus entre as empresas);
* Discutir a necessidade de uma nova reforma /construção/ ampliação do terminal da Avenida Lauro de Freitas;
* Analisar a necessidade de implantar um sistema de transporte integrado na cidade de Vitória da Conquista;

JUSTIFICATIVA

OSistema de transporte é de fundamental importância para o crescimento de qualquer cidade e fazer analise e pesquisas com relação a sua estrutura e funcionamento são de grande valia para todos os usuários e estudiosos no assunto.
Há 42 anos começava a circular na cidade de Vitória da Conquista os primeiros ônibus, introduzindo assim o transporte urbano na cidade no ano de 1967. Ao longo desses anosvárias mudanças ocorreram no transporte que vieram a somar no desenvolvimento da cidade em questão, desde a primeira empresa que enfrentou uma série de dificuldades, sem um projeto municipal de transporte coletivo definido até as duas empresas que atualmente operam na cidade. Conhecer esse contexto nos possibilita entender um dos grandes problemas da cidade que reside na ineficiência do seuSistema de Transporte.
O transporte possui uma ligação direta com o desenvolvimento econômico, por ser uma atividade que possibilita a articulação entre lugares e a dinamização do capital. O centro de vitória da Conquista é exemplo disso, possui linhas de ônibus que a ligam com todos os bairros da cidade.
Espera-se, que este trabalho possa trazer benefícios para a comunidade conquistense, aodemonstrar como é o sistema, os aspectos gerais atuais do transporte relatando com precisão os problemas vivenciados pela população, o que os promove e quais são as possíveis soluções para um bom funcionamento do transporte e que seja assistido por todos.

PROBLEMATICA

O transporte coletivo urbano de Vitória da Conquista faz parte do cotidiano da sociedade conquistense há 42 anos e ao longo desses...
tracking img