Sitios paleontologicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1342 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sítio Paleontológico no Brasil
Sítio paleontológico de Peirópolis e Serra de Galga
Introdução
A Paleontologia (do grego palaiós, antigo + óntos, ser + lógos, estudo) é a ciência natural que estuda a vida do passado da Terra e o seu desenvolvimento ao longo do tempo geológico, bem como os processos de integração da informação biológica no registro geológico, isto é, a formação dos fósseis.
Ainformação sobre a vida do passado geológico (como eram os organismos do passado, como viviam, como interagiam com o meio, como evoluiu a vida ao longo do tempo) está contida nos fósseis e na sua relação com as rochas e os contextos geológicos em que ocorrem. O mundo biológico que hoje conhecemos é o resultado de milhares de milhões de anos de evolução. Assim, só estudando paleontologicamente oregisto fóssil - o registo da vida na Terra - é possível entender e explicar a diversidade, a afinidade e a distribuição geográfica dos grupos biológicos atuais. Este tipo de estudo tornou-se viável, através dos trabalhos de Georges Cuvier, que mediante à aplicação das suas leis da Anatomia Comparada, comprovou o fenómeno da extinção e da sucessão biótica.
Estas leis permitiram as reconstruçõespaleontolgocias dos organismos que frequentemente eram encontrados no registro fossilífero somente de forma fragmentada, ou mesmo, apenas algumas partes fossilizadas. Desta maneira, os resultados dos trabalhos de Georges Cuvier, possibilitaram, posteriormente, a elaboração de sequencias evolutivas, que foram fundamentais para a defesa do evolucionismo.

Sítio paleontológico de Peirópolis e Serra deGalga
Desde meados do século passado o município de Uberaba vem sendo alvo de intensas investigações paleontológicas. O motivo é que toda região abrange um dos maiores e mais importantes sítios paleontológicos do Brasil, com registros fósseis datados de 80 a 65 milhões de anos de idade. Os primeiros achados foram descobertos ao acaso no ano de 1945, quando operários construíam um trechoferroviário próximo à estação de Mangabeira, localizada na Serra da Galga ao norte da cidade de Uberaba.
O paleontólogo Llewellyn Ivor Price do Departamento Nacional da Produção Mineral - DNPM foi convidado a conduzir os estudos, tendo desenvolvido escavações em diversas localidades no entorno de Uberaba até o ano de 1974. Boa parte das investigações foi realizada próximo a Peirópolis em face ao grandepotencial paleontológico exposto por inúmeras frentes de escavação de calcário para o fabrico da cal, principal produto da economia do povoado. Todos os fósseis descobertos foram transferidos para o Departamento Nacional da Produção Mineral, no Rio de Janeiro. Tal situação conduziu a uma falta de “vínculo” emocional entre as descobertas científicas e os moradores da região.
Os fósseis da região deUberaba, onde está o sítio paleontológico Peirópolis e Serra da Galga, ocorrem em arenitos que nos contam uma longa história de transformações ambientais e climáticas no território brasileiro. Há 80 milhões de anos, o ambiente em que os animais e vegetais de Uberaba viviam, possuía um clima muito mais quente e seco que o atual. Ocorriam momentos mais chuvosos e úmidos, em que inundaçõesrepentinas, após longas secas, levavam a eventos catastróficos de morte e soterramento dos organismos. Existiam também lagos de água doce e rios, os quais geralmente secavam durante os longos períodos de estiagem. Fig.1 - Imagem de um fóssil encontrado no sitio Peirópolis
O Sítio Paleontológico Peirópolis e Serra da Galga, está localizado em uma grande unidade geológica conhecida como Bacia Bauru, queocupa a porção centro sul da Plataforma Sul-americana. No Brasil, ela estende-se por grande parte do planalto ocidental de São Paulo, noroeste do Paraná, parte oriental do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul e sul de Goiás.
A principal unidade fossilífera na região dos sítios é a Formação Marília, notadamente o membro Serra da Galga.
Nela encontram-se os principais jazigos fossilíferos do...
tracking img