SITIO PALEONTOLOGICO S O JOS DO ITABORA

2091 palavras 9 páginas
COMO FOI FORMADA A BACIA SEDIMENTAR DE SÃO JOSÉ DE ITABORAÍ
Uma bacia sedimentar é uma depressão onde sedimentos, produzidos pela alteração e erosão das rochas ou por processos de precipitação química, se acumulam.
No caso de São José de Itaboraí, os sedimentos são principalmente de origem química, hoje em dia representados por rochas calcárias, depositados na bacia, cuja formação está relacionada aos fenômenos de soerguimento da Serra do Mar.
O desnível entre a Serra do Mar e a baixada de Itaboraí pode atingir mais de 2.000 metros. A origem desse relevo está relacionado com esforços tectônicos (movimentos que têm origem no interior da Terra e modificam a crosta terrestre, camada mais externa do planeta), iniciados há muito tempo, que provocou a elevação de um lado do continente, gerando rompimento e conseqüente rebaixamento das áreas vizinhas. A parte alta corresponde às Serras do Mar e da Mantiqueira e aos Maciços Litorâneos. Nas partes baixas foram formadas pequenas bacias sedimentares, como a de São José de Itaboraí, cuja idade geológica é de aproximadamente 65 milhões de anos.
A bacia de São José de Itaboraí é uma das menores bacias sedimentares do mundo. Ela tem forma aproximadamente elíptica e cerca de 1.000 metros de comprimento por 500 m de largura. Apesar das reduzidas dimensões, possui características extremamente importantes, chamando a atenção dos pesquisadores por sua riqueza fossilífera. Também se destaca como um dos importantes sítios arqueológicos do Brasil.

Rochas da bacia.
Foto ao alto- calcário pisolítico.
Foto abaixo - lava de ankaramito.

SÃO JOSÉ DE ITABORAÍ - O BERÇO DOS MAMÍFEROS
Paleontologia é a ciência que estuda os fósseis, ou seja, restos de animais ou vegetais que já viveram na Terra e foram preservados nas rochas.
A Bacia de Itaboraí é o mais antigo registro brasileiro da fauna e flora fóssil de origem continental que se desenvolveu há aproximadamente 60 milhões de anos, após a extinção dos dinossauros
A bacia é ricamente

Relacionados