Sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo Dirigido – P1 (MEMBRANAS, CARDIOVASCULAR E RENAL)
UNIG – Medicinia Veterinária
Veta 02
Fisiologia 1
Rocha_aa@yahoo

1. Você é chamado pra atender uma cão de pequeno porte que sofreu umatropelamento. Verifica lesões em todo o corpo e vários focos de hemorragia interna. A perda sanguínea foi intensa!
Quando um animal sofre uma perda sanguínea intensa e por este motivo entra em umquadro de hipotensão, um dos primeiros órgãos acionados é o rim. Mas na realidade a funcionalidade renal está sempre associada ao trabalho do coração.
Qual a necessidade do rim atuar nessa funçãocontroladora, e por qual mecanismo ele realiza a elevação da pressão sanguínea? Explique este mecanismo.
Como você poderia atuar em uma situação desta?

2. No processo de contração cardíaca ebombeamento sanguíneo, o conhecimento da biologia e bioquímica celular tornam-se cruciais. Explique detalhadamente a ação de microfilamentosa da actina e miosina neste sistema.

3. Como a fisiologia dopróprio sistema circulatório colabora com o controle do fluxo sanguíneo normal? Explique cada mecanismo.

4. O que justifica animais de pequeno porte possuírem freqüência cardíaca e respiratória maisacelerada que animais de porte grande e gigante?

5. Durante a fuga de um animal que está sendo perseguido na natureza, o sistema cardio-respiratório mostra-se altamente ativo. Qual a alteraçãoverificada, e por qual motivo esta se aplica?

6. Fatores que podem acarretar a formação de fluxo sanguíneo turbulento? Qual o risco desse tipo de alteração , e como o organismo tenta corrigir essaalteração?

7. Um cão é atendido com um quadro de infecção urinária. Se você define que praticamente 100% do rim deste animal está comprometido, qual a perspectiva de vida desse animal? Por que?

8.Explique detalhadamente os processos de filtração, secreção e reabsorção tubular na fisiologia renal.

9. De que maneira a temperatura ambiental, pode interferir na freqüência e ritmo cardíaco dos...
tracking img