Sistemas sedimentares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2707 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ambientes Sedimentares
São ambientes onde os sedimentos se acumulam em depressões (bacias sedimentares continentais e oceânicas). Cada ambiente sedimentar (fluvial, glacial, eólico e marinho raso e profundo) tem características físicas, químicas e biológicas e produtos sedimentares típicos.
Um ambiente sedimentar pode ser um local de erosão (perda de massa) ou deposição. Chama-se ambienteerosivo aos ambientes onde reinam os processos erosivos ao passo que os ambientes deposicionais são locais onde os processos de deposição são mais importantes.
* Ambientes continentais: fluvial, lacustre, deserto e glacial.
* Ambientes transicionais: deltaico, estuarino, lagunar, planície de maré e praia.
* Ambientes marinhos: plataforma continental, recife, talude continental, sopécontinental e assoalho oceânico.

Ambientes de sedimentação continental
Ambiente desértico
Deserto ‚ uma área onde a taxa de evaporação potencial excede a taxa de precipitação pluviométrica e o vento ‚ o agente geológico mais importante nos processos de erosão e sedimentação. Apesar disto, não se deve esperar exclusivamente depósitos eólicos, pois localmente existem depósitos subaquosos formados porrios efêmeros e lagos de deserto (sebkhas) associados aos sedimentos tipicamente eólicos.
Nestes ambientes predomina o intemperismo físico das rochas envolvendo processos de fraturamento e exfoliação das rochas.
Depósitos de areias e arenitos com estratificações cruzadas bem desenvolvidas e de fortes ângulos de mergulho (de 30 a 34 graus), apresentando localmente camadas horizontais, sãocaracterísticos de sedimentação em ambiente desértico. Os grãos de quartzo de areias e arenitos eólicos caracterizam-se pelo brilho fosco e cor avermelhada.
Regiões do deserto:
a) Deserto rochoso (Hamada)
Superfície rochosa exposta pela ação do vento

b) Deserto Pedregoso (Reg)
Fragmentos heterogêneos de rochas

c) Erg

d) Oasis

E ainda Sabkha e Wadi.
Transporte Eólico
A erosãose dá por dois processos: deflação (rebaixamento do terreno) e corrasão (impacto de partículas em rochas, polindo-as)
O transporte se dá por suspensão, rolamento, saltacional.

Dunas
Elevação de forma regular com características resultantes de deposição contínua de partículas transportadas pelo vento. Podem ser formadas por acúmulo (verdadeiras) ou por obstáculos (falsas). Podem ser do tipoBarcana (lua crescente), Seif (longitudinal), Transversal e Estrela.

Ambiente Glacial
Ambientes glaciais (latu sensu) são locais onde o gelo e as águas derivadas do degelo são os principais agentes de transporte e deposição de sedimentos. Englobam tanto os ambientes em contato direto (glaciogênicos), quanto adjacentes e influenciados por geleiras (proglaciais). Não englobam, contudo, oschamados ambientes periglaciais, que, embora caracterizados por climas frios e solos frequentemente congelados (permafrost), não estão necessariamente próximos de geleiras.
Os ambientes glaciais são atualmente limitados, estando restritos aos pólos, norte e sul, e às altas montanhas (Himalaia, Andes, Alpes, etc.).
Grandes massas naturais de gelo, conhecidas como geleiras, são o agente principal nosprocessos geológicos que atuam nos ambientes glaciais. As geleiras consistem em neve recristalizada e compactada, contendo alguma água de degelo e fragmentos de rochas que, sob influência da gravidade, fluem para fora dos campos de neve onde foram originadas.

Quando uma geleira termina em um lago ou mar, os sedimentos contidos nela, são despejados, onde sofrem retrabalhamento por ondas ecorrentes. Mas, quando uma geleira termina em mar com profundidade suficiente para flutuação do gelo, a extremidade fica destacada em forma de iceberg. Com a fusão do iceberg, os sedimentos contidos em seu interior são depositados nos forma de depósitos marinhos.
Abrasão e fraturamento são os principais processos que atuam durante a erosão glacial. Por abraso, os fragmentos de rochas contidos no gelo...
tracking img