Sistemas operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9152 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho, foi baseado em pesquisas de rede universal, onde estaremos abordando as vantagens de se ter um sistema operacional proprietário ou livre, e o funcionamento de ambos.

1 DEFINÇÃO PARA SISTEMA OPERACIONAL

Um sistema operacional (SO) é uma coleção de programas que inicializam o hardware do computador. Fornece rotinas básicas para controle de dispositivos. Fornecegerência, escalonamento e interação de tarefas. Mantém a integridade de sistema.

O sistema operacional funciona com a iniciação de processos que este irá precisar para funcionar corretamente. Esses processos poderão ser arquivos que necessitam de ser frequentemente atualizados, ou arquivos que processam dados úteis para o sistema. Poderemos ter acesso a vários processos do sistema operacionala partir do gerenciador de tarefas, onde se encontram todos os processos que estão em funcionamento desde a inicialização do sistema operacional até a sua utilização atual.

1.1 Para que serve o sistema operacional

Um Sistema Operacional é responsável pelo controle do funcionamento do computador, é ele quem inicializa o hardware do computador, fornece rotinas básicas para controle dedispositivos, fornece gerência, escalonamento e interação de tarefas, mantém a integridade de sistema, entre outras tarefas.
Há muitos tipos de Sistemas Operacionais, cuja complexidade varia e depende de que tipo de funções é provido, e para que computador esteja sendo usado. Alguns sistemas são responsáveis pela gerência de muitos usuários, outros controlam dispositivos de hardware como bombas depetróleo.
Um Sistema Operacional muito simples para um sistema de controle de segurança poderia ser armazenado numa memória ROM (Só de Leitura - um chip que mantém instruções para um computador), e assumir o controle ao ser ligado o computador. Sua primeira tarefa seria reajustar (e provavelmente testar) os sensores de hardware e alarmes, e então ativar uma rotina monitorando ininterruptamentetodos os sensores introduzidos. Se o estado de qualquer sensor de entrada for mudado, é ativada uma rotina de geração de alarme.
Em um grande computador multiusuário, com muitos terminais, o Sistema Operacional é muito mais complexo. Tem que administrar e executar todos os pedidos de usuários e assegurar que eles não interferiram entre si. Tem que compartilhar todos os dispositivos que são seriaispor natureza (dispositivos que só podem ser usados por um usuário de cada vez, como impressoras e discos) entre todos os usuários que pedem esse tipo de serviço. O SO poderia ser armazenado em disco, e partes dele serem carregadas na memória do computador (RAM) quando necessário. Utilitários são fornecidos para:
Administração de Arquivos e Documentos criados por usuários;
Desenvolvimento deProgramas;
Comunicação entre usuários e com outros computadores;
Gerenciamento de pedidos de usuários para programas, espaço de armazenamento e prioridade;
Adicionalmente, o SO precisaria apresentar a cada usuário uma interface que aceita, interpreta, e então executa comandos ou programas do usuário. Essa interface é comumente chamada de SHELL (=cápsula, manteremos o nome original em inglês) ouinterpretador de linha de comando (CLI). Em alguns sistemas ela poderia ser uma simples linha de texto que usam palavras chaves (como MSDOS ou UNIX); em outros sistemas poderiam ser gráficas, usando janelas e um dispositivo apontador como um mouse (como Windows95 ou X - Windows).
1.2 Características de um sistema operacional

• Eficiência
– Baixo tempo de resposta, pouca ociosidade da UCPe alta taxa de processamento.
• Confiabilidade
– Pouca incidência de falhas e exatidão dos dados computados.
• Manutenabilidade
– Facilidade de correção ou incorporação de novas características.
• Pequena dimensão
– Simplicidade e baixa ocupação da memória
• Concorrência
– Capacidade de manutenção de tarefas concorrentes
• Compartilhamento de recursos
– Gerencia de recursos de hardware...
tracking img