Sistemas operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1825 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema operacional

Sistema operacional é um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema, além de fornecer uma interface entre o computador e o usuário. É o primeiro programa que a máquina executa no momento em que é ligada. O sistema operacional reveza sua execução com outros programas, como se estivesse vigiando, controlando e orquestrando todo o processocomputacional.
Confira abaixo a lista com os mais usados em todo mundo:

 
Windows – é uma popular família de sistemas operacionais criados pela Microsoft, é um produto comercial, com preços diferenciados para cada uma de suas versões. É o sistema operacional mais utilizado em computadores pessoais no mundo.
Windows NT
O Microsoft Windows NT começou a surgir em 18 de setembro de 1996, quando a IntelCorporation e a Microsoft Corporation anunciaram que estavam trabalhando no desenvolvimento de um novo sistema operacional para a futura família de processadores de 64 bits da Intel. O Windows NT é o sistema operacional da próxima geração, visando operar PCs até boa parte do próximo século. Foi projetado para ser um sistema operacional portável, capaz de se adequar facilmente a diversasplataformas de hardware, incluindo ambientes de um só processador e de múltiplos processadores.
Ele poderá ser facilmente estendido ou aperfeiçoado conforme o hardware evoluir. Pôr se mover para uma implementação completa de 32 bits, deixou para trás muitos cacoetes e problemas associados aos sistemas mais antigos de 16 bits.
Uma meta primária do Windows NT foi a compatibilidade com outros sistemasoperacionais para PCs e com os programas projetados para rodas sob eles. Ou seja, o Windows NT foi projetado para permitir compatibilidade regressiva com a grande base de aplicações para PC existentes.
O Windows NT também foi projetado para satisfazer ou exceder os padrões atuais de desempenho. Um outro aspecto importante é que ele pode rodar em computadores com múltiplas CPUs.
Windows 95
Criado pelaMicrosoft Corporation o Windows 95 é um software básico classificado na categoria de "Sistema Operacional". Ele cria uma interface gráfica para o usuário (GUI - Graphical User Interface) para proporcionar a este uma comunicação mais intuitiva e fácil com o computador. Este software usa a metáfora da mesa de trabalho (desktop) para dispor e arranjar informações gráficas e textuais na tela. Ousuário tem acesso a essas informações através do mouse, que é usado para abrir janelas, selecionar opções, acionar vários objetos através de ícones, mover, copiar, renomear ou excluir arquivos, executar programas, etc.
O Windows 95 incorporou um conjunto de tecnologias que, somadas as inovações de sua interface, significam uma autêntica revolução no uso de micros.
Uma das mudanças refere-se a própriainterface gráfica, que evoluiu para facilitar ainda mais a maneira como o indivíduo se relaciona com o equipamento. Essa melhoria beneficia tanto usuários que conhecem pouco ou quase nada de microinformática quanto profissionais.
Outro avanço significativo é o suporte Plug-and-Play - ligue e use - automatizando totalmente a instalação e configuração da máquina.
Esta tecnologia acaba com osproblemas de instalação de placas e outros periféricos, pois autoconfigura os componentes e põe fim aos conflitos de endereço e interrupção de memória.
O Windows 95 não traz apenas mudanças na interface. Sua grande mudança ocorreu nos bastidores. Ao contrário do Windows 3.1 (que é ambiente operacional), o Windows 95 é um sistema operacional integrado completo, que não trabalha "sobre" o MS-DOS. OWindows 95 elimina as limitações de memória herdadas do DOS.
O Windows 95 também tem uma vantagem em relação a outros sistemas e ambientes operacionais: ele permite a criação de nomes longos de arquivos, assim o usuário poderá gravar arquivos com nomes que realmente indiquem o que o arquivo representa. No Windows 95 os nomes de arquivos podem ter até 255 caracteres, incluindo espaços.

A...
tracking img