Sistemas operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2387 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* O que é um núcleo de S.O?
É o conjunto de rotinas que oferece serviços aos usuários, suas aplicações, além do próprio sistema operacional. As principais funções do núcleo encontradas na maioria dossistemas comerciais são: tratamento de interrupções e exceções; criação e eliminação de processos e threads; sincronização e comunicação entre processos e threads escalonamento e controle dosprocessos e threads, gerência de memória; gerência do sistema de arquivos; gerência de dispositivos de E/S; suporte à redes locais e distribuídas; contabilização do uso do sistema, auditoria e segurança dosistema.
* Quais as principais funções do Kernel?
Garantir que todos de acessos tenham compartilhamento. É o Kernel que faz a interpretação entre as camadas hardware e software. Ele gerencia ealoca os recursos dos usuários. Controla a execução de programas de usuários e operações de dispositivos de entrada e saída.
* Qual a função das instruções privilegiados do Kernel?
são instruções que só devem ser executadas pelo sistema operacional ou sob sua supervisão, impedindo, assim, a ocorrência de problemas de segurança e integridade do sistema.
* Quais são os modos de acesso dokernel?
Software,Kernel e Hardware.
* Compare as arquiteturas monolítica e de camadas. Destaque vantagens e desvantagens.

A arquitetura monolítica pode ser comparada com uma aplicação formada por vários módulos que são compiladosseparadamente e depois linkados, formando um grande e único programa executável, onde os módulos podem interagirlivremente. Na arquitetura de camadas, o sistema édividido em níveis sobrepostos. Cada camada oferece um conjuntode funções que podem ser utilizadas apenas pelas camadas superiores. A vantagem da estruturação em camadas é isolaras funções do sistema operacional, facilitando sua manutenção e depuração, além de criar uma hierarquia de níveis demodos de acesso, protegendo as camadas mais internas. Uma desvantagem para o modelo de camadas é odesempenho.Cada nova camada implica em uma mudança no modo de acesso.

* Pesquisa sobre os conceitos de processos e threads

O que são processos
Um sistema operacional não executa somente os programa que podemos ver. Imagine que os aplicativos que você roda reúnem diversas instruções e comandos, porém, são os processos que efetivamente executam esses comandos. Isso significa que um único aplicativopode ter vários processos relacionados a ele. Por exemplo, o navegador Google Chrome, que executa uma nova tarefa a cada aba aberta. Essa medida permite que cada aba seja gerenciada individualmente e, mesmo que uma trave, as outras continuam trabalhando normalmente.
Simplificando, os processos representam tarefas em execução, mas nem todas têm relação direta com algum aplicativo. Muitas delas sãoexecutadas em pano de fundo e mantêm o sistema trabalhando - gerenciando redes, memória, disco, checagem antivírus, etc. Logo, podemos definir processos como softwares que executam alguma ação e que podem ser controlados de alguma maneira, seja pelo usuário, pelo aplicativo correspondente ou pelo sistema operacional.

Componentes de um processo
Um processo tem uma série de característicaspróprias. A estrutura básica é formada por uma imagem do código executável associado a um programa. A memória contém o código executável e dados específicos. Há também a descrição de recursos do sistema alocados ao processo, informações de atributos de segurança e a indicação do estado atual.
Um processo passa por diferentes estados desde sua criação até seu término. Enquanto ele é criado, seu estado éconsiderado "Novo"; em ação, muda para "Executando"; quando depende da ocorrência de algum evento, vira "Esperando"; quando não mais necessário, o processo é "Terminado". O sistema operacional reúne todas essas informações através de estruturas específicas chamadas PCB (sigla de ProcessControlBlocks, o que em tradução livre seria Blocos de Controle de Processos).
Thread, ou linha de execução em...
tracking img