Sistemas operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (847 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade
1) O que é o núcleo do sistema e quais são suas principais funções?
Núcleo do sistema, ou Kernel, é a parte onde se concentram um conjunto de rotinas para uso das aplicações e dousuário. O Kernel tem a função de alocar recursos sendo responsável por compartilhamento nos processos e também faz a interpretação das camadas software e hardware. Sendo o interpretador de comandos maisimportante do sistema, além de ele gerenciar e alocar recursos ao usuário, ele também controla execução dos programas e as operações dos dispositivos de entrada e saída.

2) O que é uma systemcall e qual a sua importância para a segurança do sistema? Como as system calls são utilizadas por um programa?
O system call é um sistema que é usado para requisitar uma ação do sistema operacional.Esse sistema de chamada enviam instruções para o modo Kernel que avalia se não há nenhum risco na execução do comando de um aplicativo. Cada chamada possui um número associado a ele, este número épassado para o Kernel para a identificação da system call feita. Na execução de um programa, quando se emite uma chamada, é solicitada uma rotina da biblioteca.

3) O que são instruçõesprivilegiadas e não privilegiadas, qual a relação dessas instruções com os modos de acessos?
Através de funções que podem ser executadas no modo Kernel ou no modo usuário, o processador se comunica com o sistemaoperacional. O modo Kernel é privilegiado por dar acesso completo do computador, ao contrário do modo usuário que para a segurança do sistema limita as partes que possam o comprometer.
4)Explique como funciona a mudança de acessos e de um exemplo de como um programa faz uso desse mecanismo?
As rotinas são enviadas no modo usuário são carregadas, validadas e, se consideradas seguras, oprocessador as executa em modo Kernel, sendo que se em algum passo houver falha o sistema envia uma excessão e nega a sua execução. Por exemplo, para salvar um arquivo se usa uma linguagem de alto...
tracking img