Sistemas operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1421 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é um Sistema Operacional?
É um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador,gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), além de fornecer uma interface entre o computador e o usuário.
A sigla usual para designar esta classe de programas é SO (em português) ou OS (do inglês OperatingSystem).
O que é um Sistema Operacional?
É o primeiro programa que a máquina executa no momento em que é ligada, e,a partir de então, não deixa de funcionar até que o computador seja desligado.
O sistema operacional reveza sua execução com a de outros programas, como se estivesse vigiando, controlando e orquestrando todo o processo computacional.
É pela perspectiva do usuário ou programador(visão top-down): é uma abstração do hardware, fazendo o papel de intermediário entre o aplicativo(programa) e os componentes físicos do computador (hardware); É numa visão bottom-up, de baixo para cima: é um gerenciador de recursos,i.e., controla quais aplicações (processos) podem ser executadas, quando, quere cursos (memória, disco, periféricos) podem ser utilizados. Na primeira geração(aproximadamente 1945-1955), os computadores eram tão grandes que ocupavam salas imensas. Foram basicamente construídos com válvulas e painéis, os sistemas operacionais "não existiam". Os programadores, que também eram os operadores, controlavam o computador por meio de chaves , fios e luzes de aviso. Na geração seguinte (aproximadamente 1955-1965), foram criados os sistema sem lote (batch systems), quepermitiram melhor uso dos recursos computacionais. A base do sistema operacional era um programa monitor,usado para enfileirar tarefas (jobs). O usuário foi afastado do computador; cada programa era escrito em cartões perfurados, que por sua vez eram carregados, juntamente com o respectivo compilador (normalmente Fortran ou Cobol), por um operador, que por sua vez usava uma linguagem de controlechamada JCL (job control language).
No início da computação os primeiros sistemas operacionais eram únicos, pois cada mainframe vendido necessitava de um sistema operacional específico.Esse problema era resultado de arquiteturas diferentes e da linguagem de máquina utilizada.
Após essa fase, iniciou-se a pesquisa de sistemas operacionais que automatizassem a troca de tarefas (jobs), pois ossistemas eram mono usuários e tinham cartões perfurados como entrada (eliminando, assim, o trabalho de pessoas que eram contratadas apenas para trocar os cartões perfurados).
Compatible Time-Sharing System
Um dos primeiros sistemas operacionais de propósito geral foi o CTSS(Compatible Time-Sharing System, Sistema compatível de divisão por tempo), desenvolvido no MIT (Instituto de Tecnologia deMassachusetts ).
Após o CTSS, o MIT, os laboratórios Bell da AT&T e a General Eletric desenvolveram o Multics (Multiplexed Information and Computing Service --Informações Diversificadas e Serviço de Computação), cujo objetivo era suportar centenas de usuários.
Apesar do fracasso comercial, o Multics serviu como base para o estudo e desenvolvimento de sistemas operacionais.
Um dos desenvolvedores doMultics, que trabalhava para a Bell, KenThompson, começou a reescrever o Multics num conceito menos ambicioso,criando o Unics (em 1969), que mais tarde passou a chamar-se Unix.
Então, Dennis Ritchie (também da Bell) criou a linguagem C a partir dalinguagem B, que havia sido criada por Thompson.
Finalmente, Thompson e Ritchie reescreveram o Unix em C.
O Unix criou um ecossistema de versões,onde destacam-se:
System V e derivados (HP-UX, AIX);
família BSD (FreeBSD, NetBSD, OpenBSD, etc.),
Linux e até o Mac OS X (que deriva do Mach e FreeBSD).
Na década de 1970, quando começaram a aparecer os computadores pessoais, houve a necessidade de um sistema operacional de utilização mais fácil.


Em 1980, William (Bill) Gates e seu colega de faculdade, Paul Allen,fundadores da...
tracking img