Sistemas operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Historico

Em 1985, é lançada a primeira versão do MS Windows, que introduziu uma interface gráfica, porem manteve o MS-DOS como o sistema operacional. As versões posteriores dos MS Windows, como Windows 3.0, Windows 95, Windows 98 e Windows ME, apesar de varias melhorias e inovações, sempre tinham o MS-DOS como o núcleo do sistema operacional.

Em 1993, a Microsoft lança o Windows NT nasversões para desktop e servidores, sistema operacional de 32 bits, com multitarefa preemptiva, multithread, memória virtual e suporte a múltiplos processadores simétricos. O Windows NT não tem qualquer relação com a arquitetura do MS-DOS, mas oferece compatibilidade parcial com aplicações legadas, alem de ter incorporado algumas de suas características, com a interface gráfica. Com isso, passaram aexistir duas linhas de sistemas operacionais com arquiteturas completamente distintas, porem com a mesma interface para o usuário.

O Windows 2000 é uma evolução do NT versão 4, pois mantem a mesma arquitetura interna. O Windows 2000 passou a incorporar alguns recursos da família DOS-Windows, como função de plug-and-play. A grande novidade trazida pelo sistema operacional é o Active Directory,que funciona como um serviço de diretórios e veio substituir o conceito de domínio existente no Windows NT.

O Windows XP, lançado em 2001, introduz uma nova interface gráfica e alguns poucos recursos adicionais, porém mantem a mesma arquitetura do Windows 2000. A partir do Windows XP, a Microsoft começou a descontinuar as famílias do DOS-Windows e Windows NT/2000, integrando as duas linhas desistemas operacionais. Em 2003, é lançado o Windows Server 2003, nova versão do Windows 2000 Server, com suporte a processador 64bits.

Para 2007/2008, a Microsoft esta lançando o Windows Vista .em 2008/2009 é lançado o Windows Seven(7) e Windows Server 2008.Sua expectativa é que esta nova versão do MS Windows seja o sistema operacional utilizado em grande escala na década de 2010.

ObjetivoSua principal função é controlar o funcionamento de um computador, gerenciando a utilização e o compartilhamento dos seus diversos recursos, como processadores, memórias e dispositivos de entrada e saída.

Sem o sistema operacional, um usuário para interagir com o computador deveria conhecer profundamente diversos detalhes sobre hardware do equipamento, o que tornaria seu trabalho lento e comgrandes possibilidades de erros. O sistema operacional tem como objetivo funcionar como uma interface entre usuário e computador, tornando sua utilização mais simples rápida e segura.

A grande diferença entre um sistema operacional e aplicações convencionais é a maneira como suas rotinas são executadas em função do tempo. Um sistema operacional não é executado de forma linear como na maioria dasaplicações, com inicio, meio e fim. Suas rotinas são executadas concorrentemente em função de eventos assincocronos, ou seja, eventos que podem ocorrer a qualquer momento.

O nome do sistema operacional, apesar de ser o mais empregado atualmente, não é o único para designar esse conjunto de rotinas. Denominações como monitor, executivo, supervisor ou controlador possuem, normalmente, o mesmosignificado.

Gerencia de entrada e Saida

A gerencia de entrada/Saida é responsável por receber solicitações de E/S dos diversos Threads e repassa-las aos diferentes tipos de dispositivos de E/S, como teclados, impressoras, monitores, discos, CD-ROMs, DVDs e mesmo a rede. O subsistema de E/S foi projetado de forma que novos dispositivos possam ser facilmente conectados ao sistema. Para isso, agerencia de E/S é estruturada em camadas e interage com outros subsistemas, estando intimamente ligada ao gerente de plug-and-play, de energia e de cachê, alem do sistema de arquivos.

O MS Windows oferece diversas APIs relacionadas a gerencia de E/S, sendo a maior parte ligada ao subsistema gráfico, chamado Grafics Device interface (GDI). O GDI é um conjunto de rotinas que permite a uma...
tracking img