Sistemas interligados para administrar e informatizar pessoas: uma orientação ao gestor de recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMAS INTERLIGADOS PARA ADMINISTRAR E INFORMATIZAR PESSOAS: UMA ORIENTAÇÃO AO GESTOR DE RECURSOS HUMANOS

FLÁVIO PEREIRA
(flaviopds@gmail.com)
LAÍS BUARQUE
(lais.buarque@hotmail.com)

Resumo
O presente artigo apresenta uma orientação ao Gestor de RH acerca da importância da convivência harmônica de pessoas com suas organizações, principalmente em meio a conflitos e mudançasconstantes, de modo a administrá-las sobre o perfil de cada empresa, como relacionamentos interpessoais e a melhor forma de lidar com situações positivas quanto negativas. A ideia adotada é entender que a importância em lidar com seres humanos e como desenvolvê-los para que aprendam dentro de sua esfera organizacional e não apenas simples mão-de-obra, entendendo e adequando seus interesses eatitudes, atrelado a um gerenciamento eficaz sem frustração.
Em suma, este estudo se fundamentou para que o Gestor de Recursos Humanos se conscientize da importância em integrar em seu meio organizacional, sistemas que administrem pessoas e empresas que aprendam e se reestruturem sistematicamente em prol de mudanças para observarem oportunidades e analisar sintomas que possam prejudicar o perfeitoandamento para obter resultados satisfatórios.

Palavras-chave: Recursos Humanos; Pessoas; Sistemas de Informação.
INTRODUÇÃO
O presente artigo, Sistemas interligados para administrar e informatizar pessoas: Tendência do gestor de Recursos Humanos, surge da preocupação em analisar as necessidades para a estruturação de pessoas, propondo que se tornem aptas às interferências advindastanto de seus superiores, dos conflitos pessoais, como também, adaptáveis aos sistemas de informação.
A iniciação desse estudo terá como base os métodos de identificação inseridos nos Sistemas de Administração das Pessoas, pois se trata de um modelo corporativo para analisar e comparar as diversas formas de se administrar os colaboradores inseridos em suas organizações, levando emconsideração características apresentadas por fatores internos e externos que interferirão no perfil que cada uma assumirá.
O intuito será identificar cada perfil, propondo ao gestor sugestões melhorar a forma de aprender e lidar com infinitas variáveis administrativas e a ausência de políticas comuns entre todas, nesse ponto será observado realidade de cada pessoa e empresa, em virtude de mudançasadministrativas e de gerações, impostas por variáveis externas e internas, organizações em constante aprendizado e adaptação as novidades, seja comportamentais ou tecnológicas.
Quando as variáveis são identificadas, segue-se a importância em administrar os conflitos pessoais e analisar os que poderão ser resultados positivos e os negativos, para tornar os colaboradores mais estruturados paralidar e gerenciar os sistemas de informação de recursos humanos para que de fato possa garantir maior desenvolvimento organizacional.
Este desenvolvimento será auxiliado com a implantação do sistema de informação, mostrando-o como uma tendência de forma estratégica para o Recursos Humanos e seus gestores em gerencias as informações em dados, apresentando seu papel em desempenharatividades.
De modo geral, este artigo visará estratégias através de sistemas administrativos e de informação para consolidar seu meio produtivo com maior estabilidade e entrosamento entre os interesses pessoais, metas e objetivos da organização, seja individual ou em grupo, como também, suprir e enfrentar os desafios advindos do mercado competitivo e acirrado.

1. SISTEMAS DE ADMINISTRAÇÃODAS PESSOAS

CRIADO POR RENSIS LIKERT, O SISTEMAS DE ADMINISTRAÇÃO DAS PESSOAS FOI UM MODELO CORPORATIVO PARA ANALISAR E COMPARAR AS DIVERSAS FORMAS DE SE ADMINISTRAR OS PARTICIPANTES, OU SEJA, COLABORADORES INSERIDOS EM SUAS ORGANIZAÇÕES, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO CARACTERÍSTICAS APRESENTADAS POR FATORES INTERNOS E EXTERNOS QUE INTERFERIRÃO NO PERFIL DE SUAS EMPRESAS. (CHIAVENATO, 2009)...
tracking img