Sistemas economicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3384 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2. O SISTEMA ECONÔMICO CAPITALISTA
A expressão “sistema econômico” engloba todos os métodos pelos quais os recursos são alocados e os bens e serviços são distribuídos. O sistema econômico é formado por um conjunto de organizações, cujo funcionamento faz com que os recursos escassos sejam utilizados para satisfazer as necessidades humanas. Assim, os sistemas econômicos podem ser decompostos emtrês grupos de elementos básicos:
1. Estoque de recursos produtivos
2. Complexo de unidades de produção (empresas)
3. Conjunto de instituições.
O estoque de recursos produtivos, que constitui a própria base da atividade econômica, inclui os recursos humanos (população economicamente ativa, capacidade empresarial e tecnológica) e patrimoniais (reservas naturais ecapital).
Esses recursos só alcançam sua plena significação econômica quando mobilizados pelas unidades de produção (ou seja, as empresas) que integram o aparelho produtivo da sociedade, dando origem aos fluxos da produção e da renda, ao executarem as tarefas relacionadas à produção dos problemas econômicos: o que, quanto, como e para quem produzir. As empresas são o locus, ou seja, o local onde osfatores de produção se transformam em bens e serviços. Assim, empresas e unidades de produção são aqui consideradas como sinônimos.
O terceiro grupo de elementos básicos componentes de um sistema econômico é constituído por um conjunto de instituições jurídicas, políticas, sociais e econômicas, que dá forma às atividades desenvolvidas pela sociedade. Por exemplo, os elementos jurídicosdisciplinam as atividades individuais e coletivas, determinando as esferas de ação, os deveres e as obrigações dos proprietários dos recursos produtivos e das empresas que utilizarão esses recursos.
|Os recursos, as empresas e as instituições são os elementos de um sistema econômico |


Cabe ressaltar que esses elementos básicos de um sistema econômico sãofundamentais para o “crescimento econômico” como para o “desenvolvimento econômico” de um país, uma vez que ambos dependem da quantidade e qualidade dos recursos humanos e patrimoniais, da maneira como operam as unidades de produção e de um conjunto de instituições que facilitem e não entravem os procedimentos econômicos do sistema.
A prosperidade nacional não é herdada, mas criada pela força dasempresas em inovar e se aperfeiçoar. Muito mais do que a disponibilidade abundante de recursos naturais ou humanos, a competitividade de uma nação depende da capacidade de sua indústria em termos de inovação e aperfeiçoamento. Fatores como a pressão e os desafios dos concorrentes, os fornecedores agressivos e os clientes exigentes formam a base para a competição global, em que redução nos custos deprodução, economia de escala, taxa de câmbio, fusão, aliança, parcerias estratégicas, colaboração e globalização supranacional constituem palavras de ordem nas empresas.
Os dois principais tipos de sistemas econômicos são: o capitalismo e o socialismo. Cada sistema, na realidade, diz respeito a um ordenamento institucional que, por sua vez, trata dos modos de organização da vida econômica deuma sociedade.
O sistema econômico capitalista tem um método próprio de se regular, com um governo que pouco se envolve em decisões econômicas. O capitalismo depende das forças de mercado para determinar os preços, alocar os recursos e distribuir a renda e a produção. Tal sistema segue rigorosamente a economia ortodoxa de mercado, ou seja, quem “comanda” a economia são as forças de demanda(que refletem o interesse dos consumidores) e de oferta (que devem expressar o desejo dos produtores).
Os fatores de produção são de propriedade privada e cada proprietário dos recursos tomas as decisões de produção motivado pelo desejo de alcançar um lucro. Tanto a produção como o consumo dependem, fundamentalmente, da liberdade de escolha dos indivíduos da sociedade. Os lucros obtidos...
tracking img