Sistemas distribuidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (755 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Pesquisar na internet sobre Beowulf que é uma tecnologia de cluster que agrupa computadores de baixo custo processando GNU/Linux para formar um supercomputador virtual via processamento paralelo
edistribuído.
Histórico
Beowulf é o nome de um projeto para aglomerados de computadores (ou Clusters) para computação paralela, usando computadores pessoais, não especializados e portanto maisbaratos. O projeto foi criado por Donald Becker em 1994 na CESDIS, uma subsidiária da NASA. Ele era formado por 16 PCs 486 DX-100 ligados em rede. Para manter a independência do sistema e baixar os custos,os desenvolvedores optaram por utilizar o Linux.

Conceito de cluster
Para entender o que é um Cluster Beowulf, é necessário primeiro entender o conceito de um Cluster. Cluster é um termo bastanteutilizado para definir a utilização de dois ou mais computadores independentes, interligados via rede, que trabalham em conjunto trocando informações entre si em torno de uma única tarefa. Indo maisa fundo, ele pode ser definido como um conjunto de nós processadores que, interligados, comportam-se como um sistema distribuído. Tipos de Clusters:
Alta Disponibilidade (High Availability (HA) andFailover), estes modelos de clusters são construídos para prover uma disponibilidade de serviços e recursos de forma ininterruptas através do uso da redundância implícitas ao sistema. A idéia geral éque se um nó do cluster vier a falhar (failover), aplicações ou serviços possam estar disponíveis em outro nó. Estes tipos de cluster são utilizados para base de dados de missões críticas, correio,servidores de arquivos e aplicações.
Balanceamento de carga (Load Balancing), este modelo distribui o tráfego entrante ou requisições de recursos provenientes dos nodos que executam os mesmos programasentre as máquinas que compõem o cluster. Todos os nodos estão responsáveis em controlar os pedidos. Se um nó falhar, as requisições são redistribuídas entre os nós disponíveis no momento. Este tipo...
tracking img